Baleia-jubarte de mais de 12 metros é achada morta em praia no sul da Bahia

Baleia-jubarte de mais de 12 metros é achada morta em praia no sul da Bahia
Baleia encalhou e morreu em praia do sul da Bahia (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Uma baleia-jubarte de mais de 12 metros de comprimento morreu após encalhar na praia de Barra do Cahy, na cidade de Prado, no sul da Bahia. O animal foi encontrado em estado avançado de decomposição, na noite de quarta-feira (5). Esta é a quarta baleia da espécie que morre na região sul do estado, em 15 dias. O primeiro caso ocorreu em Alcobaça, o segundo em Caravelas e outro na Península de Maraú.

De acordo com informações do Projeto Baleia Jubarte, o mamífero, uma fêmea adulta, ficou presa em um banco de areia, em um local afastado da praia. Por conta disso, segundo o projeto, não será necessária a remoção do corpo. O animal ficará no local até a decomposição. Caso seja levada pelo mar para outra região do litoral, a baleia será retirada da praia.

Conforme o Projeto Baleia Jubarte, as baleias são atraídas para o litoral da Bahia, no inverno, porque as águas são quentes, em relação às águas em outros locais. Segundo os biólogos, cerca de 9 mil baleias visitam o estado por ano.

Mau tempo

A Marinha do Brasil emitiu alerta de mar agitado para as cidades de Ilhéus, Itacaré, Canavieiras e Una, no sul da Bahia, por conta do mau tempo que atinge as localidades. Além disso, o Ministério da Integração Nacional (MIN) reconheceu situação de emergência no município de Prado, por conta da erosão costeira, que é quando a força da água leva a areia da praia para o mar.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *