Baleia-jubarte é encontrada morta em praia de Caravelas, no sul da Bahia

Baleia-jubarte é encontrada morta em praia de Caravelas, no sul da Bahia
Baleia-jubarte é encontrada morta no litoral de Caravelas, região sul da Bahia. Foto: Projeto Baleia Jubarte

Uma baleia-jubarte foi encontrada morta na tarde de domingo (18), depois de ter encalhado na região de Pontal do Sul, na praia Grauçá, em Caravelas, região sul da Bahia. Este foi o quinto animal encalhado no litoral do estado este ano, e o 72º encontrado morto na temporada de reprodução em todo o Brasil.

De acordo com o Projeto Baleia Jubarte, o número de baleias encalhadas neste início de temporada de reprodução já supera todas as ocorrências de 2020 – quando houve um registro de 70 animais mortos – e há uma crescente no número de animais encalhados.

Segundo o instituto, a maioria das baleias é juvenil, em busca de alimento. Por isso, a tendência é de que elas não sigam além do arquipélago de Abrolhos, mas permaneçam nessa região durante toda a temporada.

O coordenador do Baleia Jubarte, Enrico Marcovaldi, disse que a maior razão dos acidentes é a atividade pesqueira no sul do Brasil. No entanto, mesmo com o aumento do número de casos, é possível enxergar um lado positivo: o aumento da população das baleias.

“A ocorrência das baleias jubarte é em maior número onde tem uma atividade pesqueira muito intensa no sul do país. Mas por outro lado, isso remete a uma questão positiva, porque elas estão crescendo”, afirmou.

A maioria das ocorrências dos encalhes no Brasil foi registrada em Santa Catarina (26) e São Paulo (19). Todos os animais encontrados encalhados já estavam sem vida.

Baleia jubarte é encontrada morta em praia de Caravelas, sul da Bahia. Foto: Projeto Baleia Jubarte
Baleia jubarte é encontrada morta em praia de Caravelas, sul da Bahia. Foto: Projeto Baleia Jubarte

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.