Baleia jubarte é encontrada morta em praia de São Francisco do Sul, SC

Baleia jubarte é encontrada morta em praia de São Francisco do Sul, SC

Animal foi encontrado encalhado no início da tarde desta quarta-feira. Segundo especialistas, cetáceo jovem estava na areia da Praia Grande.

SC SaoFranciscoDoSul baleia morta1

Uma baleia jubarte foi encontrada morta na areia da praia, em São Francisco do Sul, Norte de Santa Catarina. O cetáceo foi visto por pessoas que passavam pelo local perto das 12h30 desta quarta-feira (22), quando os bombeiros voluntários da cidade foram acionados.

SC SaoFranciscoDoSul baleia morta2

O animal foi encontrado na areia da Praia Grande, onde estava encalhado. O local fica a aproximadamente 3,5 km do posto de guarda-vidas número um.

Os bombeiros fizeram o primeiro atendimento e acionaram uma equipe do Projeto Toninhas, da Universidade da Região de Joinville (Univille).

De acordo com especialistas do Projeto Tonhinhas, o cetáceo tem aproximadamente oito metros de comprimento e é um indíviduo jovem. “Ele está com muitas escoriações, mas épost morten, porque a carcaça ficou rolando na praia”, explica Marta Cremer, coordenadora do Projeto Toninhas.

Segundo Marta, o animal começou a ser removido no final da tarde desta quarta e será levado para o laboratório. No local, serão retiradas amostras de sangue, para identificar possíveis problemas e, depois, a carcaça será montada para ser colocada em exposição.

Ainda não há confirmação da causa da morte. Marta explica que a baleia deve ter morrido em alto-mar, entre dois e três dias atrás, e levado pela maré até a praia catarinense.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.