Baleia-jubarte é encontrada morta encalhada em Laguna, SC

Baleia-jubarte é encontrada morta encalhada em Laguna, SC
Baleia-jubarte foi encontrada em decomposição na Praia Grande, em Laguna – Foto: PMP/BS/Laguna/Divulgação/ND

Uma baleia-jubarte macho juvenil foi encontrada morta encalhada na  Praia Grande, em Laguna, no Sul de Santa Catarina. O animal com mais de sete metros de comprimento e 8 toneladas estava em avançado estado de decomposição.

Amostras foram coletadas para análise após o avistamento, na sexta-feira (23), e um avaliação preliminar foi identificada uma fratura no crânio.

A retirada do animal e o enterro, feito pela equipe do Laboratório de Zoologia, precisou de autorização ambiental da Flama (Fundação Lagunense do Meio Ambiente) para destinação adequada da carcaça.

 A ação foi coordenada pela Udesc Laguna, por meio do Laboratório de Zoologia, com apoio do PMP (Projeto de Monitoramento de Praias), Flama, Secretaria de Obras e Secretaria Estadual de Infraestrutura.

A bolsista e pesquisadora do Laboratório de Zoologia, Sther Pessoa, confirmou ao ND+ que conseguiu saber que o animal estava morto há alguns dias pela característica da cor, ausência das cerdas bucais e por causa dos órgãos que já tinham se desfeito.

Causa da morte

Embora ainda não saiba a causa da morte, a pesquisadora acredita que o animal tenha encalhado devido ao ciclone subtropical na costa e causou a ressaca associado ao vento Leste, o mar alto e que acabam trazendo animais que encalham.

O estágio de decomposição avançado do animal dificulta para saber a causa da morte. “Quando animais chegam nesse estágio, é muito difícil a gente inferir o que aconteceu. Nesse caso, não tinha como fazer muitas coletas, pois órgãos não estavam em bom estado, mas fizemos coletas para fins de pesquisa científica”, disse.

De acordo com Sther Pessoa, além de pesquisa, o material coletado é utilizado também como ações de proteção ambiental e sensibilização aproximando as pessoas quando veem tamanho do esqueleto, o que sempre impacta muito.

Sinais de predação

Segundo a pesquisadora, a baleia ainda tinha sinais de predação de diferentes espécies de tubarões, mas não conseguiram saber se o animal foi atacado ainda em vida ou quando já tinha morrido.

Hábitos sazonais

As baleias-jubartes têm hábitos migratórios sazonais, ou seja, estão em diferentes lugares em diferentes períodos do seu ciclo de vida. “Em momentos de alimentação, durante o verão (para nós) estão mais próximas ao polo Sul e durante o inverno, elas migram para as regiões mais tropicais para nascimento de filhotes e reprodução”, diz.

Sther explica que esse período de migração das baleias-jubarte começa no mês de abril e continua até chegar aos locais de reprodução. Então, segundo ela, o animal encalhado estava na fase de migração passando por fora da costa até chegar à Bahia, principal local de reprodução das baleias.

Projeto Monitoramento de Praias

Sempre que uma baleia for avistada, viva, morta, ou encalhada, Sther Pessoa orienta que o ideal é acionar o PMP/BS (Projeto Monitoramento de Praias) pelo telefone 0800-642-3341 ou entrar em contato com a Polícia Militar Ambiental da região.

Fonte: ND Mais

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.