Baleia-jubarte é encontrada morta enrolada em rede de pesca em Laguna, SC

Baleia-jubarte é encontrada morta enrolada em rede de pesca em Laguna, SC
Praia do Mar grosso em Laguna — Foto: PMP BS / Udesc

Uma baleia-jubarte com seis metros de comprimento foi localizada encalhada na faixa de areia da Praia do Mar Grosso, em Laguna, no Sul de Santa Catarina. O animal estava morto e enrolado em uma rede de pesca tipo emalhe.

Equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UFSC) encontraram a baleia em avançado estado de decomposição. O animal era um macho jovem.

Com mais esse animal, agora são 150 baleias encontradas mortas no litoral brasileiro só esse ano. A jubarte passa pelo estado e migra até o Sul da Bahia para a reprodução (saiba como diferenciá-las abaixo).

VÍDEO: Baleia-jubarte é encontrada morta em Laguna

Santa Catarina é o estado que mais registrou encalhes de baleias-jubarte em 2021, segundo o levantamento feito em todo o Brasil pelo Projeto Baleia Jubarte.

Orientações ao encontrar um animal marinho debilitado:

  • Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga-marinha debilitada ou morta na praia, ligue para o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) 0800 642 3341;
  • mantenha distância e ajude a isolar a área;
  • evite contato dos animais silvestres com bichos de estimação, pois eles podem transmitir doença entre si. Os cachorros também podem atacar;
  • evite tirar fotos com o uso de flash, nem forneça alimentos ou force o animal a entrar na água.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.