Baleia-jubarte morre após encalhar em São Francisco do Sul, SC

Baleia-jubarte morre após encalhar em São Francisco do Sul, SC
O animal de 12 metros de comprimento e 20 toneladas encalhou na noite de ontem na Praia Grande. (Foto: Foto: PMP / divulgação)

Uma baleia-jubarte adulta de 12 metros de comprimento e 20 toneladas encalhou na noite de quinta-feira (10) na Praia Grande, em São Francisco do Sul. Quando foi resgatada, ela ainda estava viva, mas morreu na manhã desta sexta-feira (11). Em 2020, seis jubartes já foram encontradas encalhadas em Santa Catarina.

Conforme o veterinário Milton Marcondes, coordenador de pesquisas do projeto Baleia Jubarte, quando foi encontrado, o animal estava bem magro e com piolho de baleia. Segundo Milton, essa condição indica que a jubarte tinha uma doença crônica, por isso não resistiu.

O projeto de Monitoramento de Praias (PMP) agora trabalha para fazer a necrópsia do animal e investigar o motivo da morte. Uma equipe com 12 pessoas está no local para avaliar a situação. A principal suspeita é de estafe físico, de acordo com o PMP.

O animal estava bem magro e com piolho de baleia. (Foto: Foto: PMP / divulgação)

Segundo os técnicos a baleia estava bastante debilitada e como marcas de mordidas de tubarão charuto pelo corpo, além de parasitas o que pode ter contribuído com a morte. Ela pode ter sido trazida com a maré.

A prefeitura de São Francisco do Sul informou que tem uma equipe no local, que aguarda o término da coleta de amostras pelo PMP para depois realizar a retirada do animal e enterrá-lo.

Neste ano, um total de 69 baleias-jubarte já encalharam no litoral brasileiro. Seis em Santa Catarina, oito em São Paulo, 11 no Rio de Janeiro, 17 no Espírito Santo, 22 na Bahia, três em Pernambuco e uma em Alagoas e uma no Rio Grande do Norte. 

A baleia-jubarte 

A jubarte é uma das maiores baleias do mundo, podendo chegar a 16 metros de comprimento, quando adulto. Assim como algumas outras espécies, a jubarte realiza uma migração anual. Durante o verão, ela se dirige às águas polares para se alimentar e durante o inverno migra para águas tropicais e subtropicais para acasalar e dar à luz. 

Assim, no litoral do Brasil, as jubartes chegam por volta de junho/julho e permanecem até novembro/dezembro, quando retornam para as áreas de alimentação. Adulto, o animal pode chegar a 16 metros de comprimento.

Por Fernanda Mueller e Hassan Farias

Fonte: NSC Total 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.