Baleia morta encalha em praia de Ipojuca, no Litoral Sul de PE

Baleia morta encalha em praia de Ipojuca, no Litoral Sul de PE

Segundo moradores, corpo chegou à faixa de areia na noite de quinta (27). De acordo com Ibama, prefeitura é quem deve fazer remoção.

PE MuroAlto baleia morta1

Uma baleia morta foi encontrada na Praia do Cupe, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, na quinta-feira (27). Segundo moradores, o animal já chegou sem vida à faixa de areia, no começo da noite. O corpo permanece no local na manhã desta sexta (28) e será removido pela prefeitura.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano de Ipojuca, a baleia pertence à espécie Jubarte e tem nove metros de comprimento por quatro de largura. A diretora de Sustentabilidade da pasta, Ana Carneiro Lúcia Leão, ainda informou que o animal será removido da areia assim que a máquina capaz de realizar a operação chegar ao local. Depois, ele será enterrado na própria praia, em local ainda não definido.

Uma equipe do Instituto de Mamíferos Aquáticos (IMA) também foi à Praia do Cupe para avaliar o mamífero, assim como o ambientalista Adriano Artoni, que confirmou a morte logo no início desta sexta. O Ibama também foi comunicado do ocorrido, mas informou que não se envolve no caso porque não se trata de um crime ambiental.

De acordo com os moradores da Praia do Cupe, a baleia está encalhada nas proximidades do condomínio Malawi. O animal já estaria exalando mau-cheiro e aparenta ter morrido há um bom tempo, pois tem ossos aparentes na região da cabeça. O corpo teria sido empurrado pelo mar por volta das 18h de quinta.

PE MuroAlto baleia morta2

PE MuroAlto baleia morta3

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.