Baleias estão aparecendo mortas na costa dos Estados Unidos; entenda o motivo

Baleias estão aparecendo mortas na costa dos Estados Unidos; entenda o motivo
Créditos: Bryan Bedder/Getty Images

Desde dezembro de 2022 mais de 30 baleias já apareceram mortas ao longa da costa de Nova York e Nova Jersey, localizadas na porção leste dos Estados Unidos. Diversos pesquisadores se reúnem no local em busca de pistas, para identificar a causa da morte não natural dos mamíferos. Os principais indícios apontam que as baleias estão morrendo, após se chocarem com navios, em movimento entre os portos da costa leste.

Especialistas apontam que a colisão com os navios é a mais provável causa do fenômeno. “Os dados parecem apontar esmagadoramente para ataques de navios”, informou Reidenberg, um anatomista da Escola de Medicina Icahn, ao portal The Verge. Reidenberg também é voluntário da Atlantic Marine Conservation Society, responsável por responder a ligações de baleias encalhadas e está acompanhando de perto o surgimento das baleias mortas. A equipe da Atlantic Marine Conservation Society disseca o animal e realiza estudos de necropsia e patologia, tentando identificar a causa da morte.

CRÉDITOS: Artie Raslich / Getty Images
CRÉDITOS: Artie Raslich / Getty Images

Mesmo assim, identificar a causa da morte é complicado, pois baleias usualmente afundam quando morrem e só encalham nas praias após longo processo de decomposição, quando o corpo se enche de gás. A National Oceanic and Atmospheric Admistration (NOAA) também rastreia, pelo menos desde de 2016, os motivos que levam a baleias a encalhar (vivas ou mortas) nas praias. Segundo o orgão, as principais razões são a colisão com navios e contato com redes de pesca. Mesmo que os pesquisadores não afirmem que o atual fenômeno esteja relacionado com a colisão, os indícios apontam para o choque com barcos como causa do problema.

Baleias mortas na costa leste americana

Mas o que levou a tantas mortes em um período tão curto de tempo? Esse é o grande mistério que os pesquisadores buscam entender. As causas mais prováveis para o aumento dos acidentes é que o número de baleias próximas a costa aumentou, pois elas estão atrás de comida, principalmente perto da Baía de Nova York.

CRÉDITOS: Artie Raslich / Getty Images
CRÉDITOS: Artie Raslich / Getty Images

Outro fator importante está no aumento massivo no fluxo de navios grandes nos portos da costa leste. Em 2017, o Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA aprofundou os canais de navegação do porto de Nova York e Nova Jersey, permitindo o trafego da navios maiores. Se em 2016, cerca de 99 navios porta containers atracaram no porto em 2021 o número aumentou para 550. Como podemos ver, o aumento no número de baleias no local, associado ao trânsito intenso de navios cada vez maiores pode ser o principal responsável pela causa das mortes das baleias.

De acordo com os especialistas, a velocidade do navio pode ser um fator diferencial no tempo de reação das baleias. A NOAA propôs que o limite de velocidade seja atualizado, para proteger as baleias, dando aos mamíferos o tempo adequado para se distanciar dos navios. A medida ainda não foi acatada, mas o governo americano se apressa para tentar resolver o problema e impedir mais mortes.

Por Luiz Schmidt

Fonte: The Verge, via Mundo Conectado

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.