Baleias mortas encalhadas no sul do Chile

Baleias mortas encalhadas no sul do Chile

Autoridades tentam determinar a data e a causa da morte.

Chile baleiasmortas

Mais de 20 baleias foram encontradas mortas na costa rochosa do sul do Chile, informaram, esta sexta-feira, as autoridades, que tentam determinar a data e a causa da morte.

As baleias, que foram descobertas encalhadas numa praia por uma equipa de cientistas internacionais que realizava investigação na área, medem aproximadamente de dez metros de comprimento. As más condições meteorológicas têm dificultado as tentativas de determinar exatamente quantas baleias morreram, quando e porquê.

As autoridades identificaram-nas como baleias-sei – também conhecidas como baleias sardinheiras – uma espécie internacionalmente protegida depois de ter sido caçada quase até à extinção durante meados do século XX. “Estavam por todo o lado, nove estavam feridas, por isso acreditamos que sofreram uma ‘maré vermelha’ [florescimento de algas] ou um vírus”, disse o biólogo alemão Vreni Haussermann, que lidera o grupo que encontrou as baleias, realçando que em 15 anos de investigação na área nunca viu nada assim.

As baleias foram detetadas a 21 de abril pelo grupo de cientistas que só recentemente conseguiu alertar as autoridades chilenas.

Fonte: Correio da Manhã (Portugal) / mantida a grafia original

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.