Barco chinês detido em Galápagos levava mais de 6 mil tubarões

Barco chinês detido em Galápagos levava mais de 6 mil tubarões
Moradores da ilha de Santa Cruz, nas Galápagos, exibem cartaz contra a China em protesto pela pesca ilegal de tubarões em 14 de agosto (Foto: Juan Cevallos/AFP)

O navio de bandeira chinesa capturado nas ilhas Galápagos do Equador levava mais de 6 mil tubarões de pesca ilegal – informou neste domingo (27) o órgão responsável pela reserva, no terceiro dia de julgamento contra a tripulação do barco.

Na audiência contra os 20 tripulantes da embarcação “Fu Yuan Yu Leng 999”, “determinou-se que a pesca que tinham inclui a presença de mais de 6.623 tubarões”, de acordo com um comunicado divulgado pelo Parque Nacional Galápagos (PNG).

Patrimônio Natural da Humanidade, Galápagos é considerada um santuário de tubarões. A pesca industrial é proibida nos 138 mil quilômetros quadrados de sua reserva marinha.

Moradores da ilha de Santa Cruz, nas Galápagos, participam de protesto contra pesca ilegal de tubarões em 14 de agosto (Foto: Juan Cevallos/AFP)
Moradores da ilha de Santa Cruz, nas Galápagos, participam de protesto contra pesca ilegal de tubarões em 14 de agosto (Foto: Juan Cevallos/AFP)

De acordo com o PNG, o “Fu Yuan Yu Leng 999” recebeu a carga de tubarões “de dois barcos taiuaneses” entre 5 e 7 de agosto, “a mais de mil quilômetros ao noroeste de Galápagos”. A embarcação pretendia atravessar a reserva, seguir para o Peru e, depois, voltar para a China.

Depois da detenção da embarcação em 13 de agosto, a Justiça de San Cristóbal iniciou um processo penal contra os 20 tripulantes de nacionalidade chinesa. Se forem considerados culpados, podem ser condenados a até três anos de prisão, segundo o Código Penal equatoriano, por crimes contra a flora e a fauna silvestres e o tráfico de espécies.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *