Batalhão Ambiental resgata pitbull em condições críticas após denúncia anônima no RS

Batalhão Ambiental resgata pitbull em condições críticas após denúncia anônima no RS
Foto: Divulgação / 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), / Porto Alegre 24 horas

Na última sexta-feira (8), a equipe do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) agiu após receber uma denúncia anônima, resgatando cães em estado alarmante de maus-tratos na região de Vacaria. A intervenção contou com o apoio da guarnição do 10º BPM, deslocada para atender à situação.

No local, os agentes constataram a presença de uma cachorra da raça pitbull, visivelmente debilitada pela desnutrição severa, além de outro cão sem raça definida, também em estado preocupante. Informações de vizinhos indicaram a existência de filhotes nos fundos da residência, sendo necessário o apoio do Corpo de Bombeiros Militar para acessar a área. Os filhotes, em fase de amamentação, estavam sitiados devido ao portão fechado, que foi prontamente destravado para possibilitar o resgate.

De acordo com relatos, o responsável pelos animais negligenciava completamente os cuidados básicos, privando-os de alimentação e qualquer tipo de assistência. Vizinhos, solidariamente, vinham oferecendo alimentação aos cães, suprindo temporariamente essa ausência de cuidados. A OSCIP Amigo do Bicho foi acionada para acolher os animais, providenciar avaliação, alimentação adequada e cuidados médicos.

Embora tenha sido constatada a ausência de alguém na residência durante a fiscalização, o morador foi identificado. Um Boletim de Ocorrência foi registrado e o indivíduo será responsabilizado pelo crime ambiental, respondendo às medidas legais cabíveis.

Por Juliano Haesbaert

Fonte: Terra

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.