Batalhão Ambiental resgatou mais de 230 animais silvestres em 2017 no Amapá

Os dois filhotes de jacaré encontrados na segunda-feira (25) no terreno de uma residência, na Zona Norte de Macapá, aumentaram ainda mais a quantidade de animais silvestres apreendidos em áreas urbanas ao longo de 2017 no estado. Segundo o Batalhão Ambiental da Polícia Militar (PM) foram 237 bichos resgatados desde janeiro, sendo a maioria répteis e aves.
Os animais são encontrados nas mais diversas situações: depois de terem fugido da casa dos criadores, perdidos do habitat natural, além de vítimas do tráfico, que são deixados ou apreendidos. Dependendo do estado, a espécie é encaminhada ao Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) ou devolvida aos tutores ou à natureza.

Entre os casos que contribuíram para a estatística em 2017 está o resgate de 35 pássaros, como curiós e cinzentas, encontrados em gaiolas na cidade de Porto Grande. No dia 13 de setembro, um filhote de raposa foi achado em Macapá ferido no meio de um carregamento de madeira vindo também de Porto Grande.
Em alguns casos, o bicho resgatado não tem condições de retornar à natureza ou acaba morrendo em função dos ferimentos. O Batalhão Ambiental alerta para as suspeitas de tráfico internacional de animais, e lembra que qualquer caso deve ser denunciado pelo número 190.
“Os crimes contra a fauna infelizmente sempre ocorreram, e alguns por conta da nossa cultura amazônica de subsistência. Como nossas fiscalizações são diárias, temos obtido êxito no combate desse crime”, detalhou a cabo Adrilane Góes, do Batalhão Ambiental.
