Batalhão de Polícia Ambiental do Pará orienta sobre resgate de animais silvestres

Batalhão de Polícia Ambiental do Pará orienta sobre resgate de animais silvestres
Policiais resgatando uma preguiça

No período conhecido como inverno amazônico, devido ao grande volume de chuvas entre os meses de dezembro e maio, ocorre um aumento substancial de aparições de animais silvestres em áreas urbanas. A Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), atua no resgate de animais silvestres na Região Metropolitana de Belém e em alguns municípios do interior.

Foto: Ascom PMPA
Foto: Ascom PMPA

PMPAUm levantamento realizado pelo BPA, de janeiro até 22 de março, mostra que a unidade foi acionada para atuar em 382 ocorrências envolvendo animais, sendo 332 resgates, 21 apreensões e 28 entregas voluntárias. Segundo os números, neste período foram registradas ocorrências envolvendo 126 aves, 114 répteis, 108 mamíferos, 32 quelônios e dois peixes.

Após o resgate, todos os animais passam por exames, para verificação de seu estado de saúde, antes de serem transportados para outros destinos. No total, o BPA soltou 299 animais, e 78 foram encaminhados para outros órgãos ambientais. Cinco animais morreram durante o atendimento. Recentemente, na Região Metropolitana, foram realizadas 57 ações envolvendo cobras e 45 capturas de jacarés.

Foto: Ascom PMPA
Foto: Ascom PMPA

Orientação – O comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, major PM Moura, explica que todo acionamento deve ser feito pelo número 190. “A gente destaca que todo o acionamento deve ser feito, por meio Centro Integrado de Operações (Ciop), pelo número 190. O Ciop é responsável por encaminhar as solicitações para o BPA, que vai enviar uma equipe de militares especializada para realizar o resgate e a contenção do animal”, informa.

O major orienta ainda que a população não tente resolver a situação por conta própria, e sim acione uma equipe especializada, para evitar acidentes, e que os animais se machuquem e acabem morrendo.

Foto: Ascom PMPA
Foto: Ascom PMPA

Por Edson Costa

Fonte: Agência Pará

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.