Bate Papo com a estilista de noivas vegana: Renata Buzzo

Bate Papo com a estilista de noivas vegana: Renata Buzzo

Já falamos aqui sobre o vestido de noiva vegano. Agora conversamos com a autora da peça. A estilista Renata Buzzo conversou com a gente à respeito de moda sustentável, porque entrou nessa e o que as noivas podem achar em seu ateliê.

Mais Dicas de Casamento: O que te levou a migrar para uma moda vegana? Qual seu diferencial e como chegou a esse processo de produção?

Renata Buzzo: O que me levou a abrir uma marca vegana foi o fato de eu me tornar vegana. Sou vegetariana há bastante tempo e vegana há dois anos e meio. Me tornar vegana coincidiu com o termino da faculdade e começo da vida profissional, dessa forma, acabei percebendo o quanto seria difícil trabalhar como estilista pra outras marcas e ainda sim ser vegana, pois não existe uma preocupação com a causa animal na moda brasileira. Então decidi abrir a marca nesses moldes! O meu diferencial talvez seja o fato de unir alta costura, luxo e causa animal. Realmente é uma combinação inusitada!

MODA vegana 1-baixa

Mais Dicas de Casamento: você acredita que isso seja eficiente, rentável, ou seja, consegue ser justa em seus processos de produção e manter um preço justo ou seu produto final custa um valor muito fora? Como manter esse equilíbrio?

Renata Buzzo: Sim, é perfeitamente viável. O preço final não foge da realidade do mercado e consigo manter a qualidade dos produtos me envolvendo 100% na produção. Minha equipe é pequena e nós não somos uma confecção. Tudo é muito manual e primo pela qualidade não pela quantidade.

MODA vegana 20140216 untitled 1158

Mais Dicas de Casamento: Muitas marcas brasileiras que se diziam sustentáveis tem mostrado que fazem parte da roda do trabalho escravo. Qual seu ponto de vista sobre isso?

Renata Buzzo: A grande maioria se esquece que o ser humano também faz parte do ambiente, logo se você explora o trabalho humano você não é sustentável. É preciso respeitar o ser humano pra que esse respeite o meio ambiente. Falando da marca, eu não utilizo em hipótese alguma essas oficinas que empregam bolivianos em condições insalubres de vida, acho muito triste tamanha falta de respeito com o próximo. Minha equipe é pequena e coloco a mão na massa junto com eles, não terceirizo nada.

MODA vegana 20140216 untitled 1148

Mais Dicas de Casamento: Qual é o sentimento das noivas quando conhecem seu trabalho? Acha que existe muito preconceito com a moda sustentável?

Renata Buzzo: Primeiramente, gostaria de esclarecer uma coisa:

Evito dizer que minha marca é sustentável, minha marca tem como causa. A causa animal! Lógico que adotamos práticas sustentáveis como reduzir a emissão de refugo têxtil, reaproveitamento de materiais que seriam descartados em outros lugares, o conceito de Slow Fashion, uma produção manual o que em termos de economia de energia é bem sustentável, mas volto a dizer, a minha preocupação é animal! São eles que movem e gosto do meu nome associado a eles. Marcas que se auto intitulam sustentáveis tem de monte por aí.

Respondendo a pergunta, as noivas se sentem especiais por utilizarem um produto com um conceito bacana. Quanto ao preconceito…eu não sinto nenhum, mas de maneira geral. Há um tempo atrás talvez até por falta de informação existia tal preconceito sim, mas hoje é um assunto quente, em pauta, aos poucos as pessoas estão abrindo a cabeça pro consumo responsável. 

MODA vegana 20140216 untitled 1139

Mais Dicas de Casamento: E noivas que não são veganas pode usar suas roupas?

Renata Buzzo: Lógico! Esse é outro engano que costuma ocorrer, Algumas pessoas pensam que por não serem veganas ou vegetarianas, não podem usar meus vestidos. Isso não existe! Meu produto é pra todos que curtem o meu trabalho e que de alguma forma se sensibilizam pela causa animal …costumo dizer: “a marca é vegana,a estilista é vegana, o público não necessariamente”

Na verdade 80 % do meu público não é vegetariano.

Quer seu vestido com a Renata? Fácil! Acesse o site da Renata Buzzo e entre em contato

Veja mais looks de noiva vegano:

MODA vegana 20140216 untitled 1119

MODA vegana 20140216 untitled 1099

MODA vegana 20140216 untitled 1071

MODA vegana 20140216 untitled 1021

MODA vegana 20140216 untitled 1004

MODA vegana 20140216 untitled 0978

MODA vegana 20140216 untitled 0951

Fonte: Dicas de Casamento 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.