Bazar Vegano reúne cinco mil pessoas na Lagoa em Florianópolis, SC

Bazar Vegano reúne cinco mil pessoas na Lagoa em Florianópolis, SC

Por Suelen Grimes

SC Florianopolis bazar vegano1

Mais de cinco mil pessoas passaram pelo salão Sociedade Amigos da Lagoa na tarde deste sábado, na Lagoa da Conceição, para conferir o 1º Bazar Vegano de Florianópolis. Reunindo uma diversidade de produtos veganos, ou seja, sem nada de origem animal, e com mais de 50 expositores, o evento atraiu participantes de todo o Estado, adeptos à filosofia de vida e simpatizantes da causa. Ao longo do dia, nove rodas de debate foram realizadas, integrando movimentos sociais à temática vegana.

SC Florianopolis bazar vegano2

Uma grande variedade de produtos era encontrada nos corredores do Bazar. Todos os tipos de lanches, desde assados, hambúrgueres, cachorros-quentes, queijos veganos, quibes, mini-pizzas, tortas salgadas e doces, brigadeiros, trufas, sorvetes e outras delícias, tudo sem nenhum ingrediente de origem animal. Além da parte gastronômica, a feira contou com vários expositores de produtos naturais cosméticos, vestuário, artesanato e utilitários.

SC Florianopolis bazar vegano3

Os debates tiveram início às 12h12, com a nutricionista funcional, especialista em dietas vegetarianas, Thaisa Navolar. A profissional iniciou a fala lembrando que as dietas vegetarianas ou veganas, quando administradas da maneira correta, são completas em nutrientes e proteínas. Ela tirou dúvidas sobre diversos assuntos relacionados à nutrição sem carne e derivados de animais, como a reposição de vitamina B12.

Outros temas foram debatidos, como as interseções entre o veganismo e os movimentos negro e feminista, agroecologia, ciclismo, crianças vegetarianas, harmonia pela aproximação da consciência e a Ponta do Coral. A doutora em Teoria Política e Filosofia Moral e pós doutora em bioética, Sonia Felipe, expos estudos sobre a consciência dos animais. “Todos os animais humanos e não-humanos são emocionais”, frisou.

O evento contou também com oficinas artísticas, feira de adoção de animais, sebo, e feira de produtos orgânicos. Para encerrar o dia, as bandas (Fora) da Casinha, Lêvy e Red River Combo se apresentaram, animando a despedida do Bazar.

SC Florianopolis bazar vegano4

Fonte: Cultura Contada 

Nota do Olhar Animal: Os organizadores do evento nos informaram que a presença foi de 5 mil pessoas e não de 4 mil, como indicado inicialmente na matéria, posteriormente corrigida. 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.