India Bangalore beagles banhos

Beagles libertados de jaulas em laboratórios ganham seus primeiros banhos

Por Jessi Stafford / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Como qualquer tutor de um novo animal de estimação sabe, os primeiros anos nas vidas de um filhote de cachorro ou gato são frequentemente marcados por uma série de ‘primeiros’ – primeiro brinquedo, primeira tosa, primeira visita ao veterinário.

Mas para um grande grupo de beagles em Bangalore, na Índia, esses primeiros especiais vieram muito mais tarde em sua vida.

Para 42 beagles, na realidade, seus primeiros banhos aconteceram somente neste mês – apesar de muitos deles terem entre dois e cinco anos de idade.

India Bangalore beagles banhos2

Esta matilha de beagles receberam tão tarde coisas tão pequenas como um banho porque eles não nasceram em lares amorosos – eles começaram suas vidas dentro de laboratórios, onde eles eram usados para testes médicos desde o nascimento.

Todos os 42 beagles foram resgatados no começo de maio como parte de um acordo entre o Committee for the Purpose of Control and Supervision of Experiments on Animals (CPCSEA – Comitê para o Propósito de Controle e Supervisão de Experimentos em Animais) e mais de 655 laboratórios na Índia; este declara que cães não podem ser usados em testes de laboratórios por mais de três anos.

India Bangalore beagles banhos3

Agora, um laboratório local concordou em libertar um total de 156 beagles este ano – e estes 42 que estão desfrutando de uma esfregada são somente os primeiros do grupo.

India Bangalore beagles banhos4

“Isto faz com que esta seja a maior operação de soltura de cães no mundo”, disse Sandhya Madappa da Compassion Unlimited Plus Action (CUPA – Ação pela Compaixão Ilimitada), a organização que está lidando com a soltura (e os banhos), ao jornal New Indian Express.

Mas estes cães não estão preocupados em quebrar nenhum recorde. Por enquanto, eles estão focados em terem seus ouvidos limpos…

India Bangalore beagles banhos5

… e suas patas esfregadas…

India Bangalore beagles banhos6

… antes de serem secos com uma toalha.

India Bangalore beagles banhos7

“Apesar dos testes laboratoriais em cães terem sido banidos para cosméticos e utensílios domésticos, indústrias farmacêuticas e agroquímicas continuam a realizar esses testes”, disse Chinthana Gopinath, uma voluntária da CUPA, ao New Indian Express.

Cães usados em experimentos devem ser realojados após três anos, de acordo com a organização Cruelty Free International. Após esse período, organizações como a CUPA trabalharão com laboratórios locais para soltarem os animais e ajudá-los a serem adotados, após um período de reabilitação.

India Bangalore beagles banhos8

Então agora que estes cães estão prontos para sua estreia, é hora de mais uma etapa: uma primeira família.

India Bangalore beagles banhos9

Para 25 destes beagles bem limpinhos, isso já se tornou uma realidade.

India Bangalore beagles banhos10

Apesar do parceiro adotivo da CUPA, Hotel for Dogs, ser mais do que acolhedor, os beagles restantes precisam de um lar para chamar de seu, bem diferente das gaiolas de metal que eles costumavam chamar de casa.

India Bangalore beagles banhos11

Eles também precisam de nomes – eles sempre foram chamados por um número.

“Devido à falta de exposição ao mundo exterior, eles precisam aprender cada detalhe sobre morar em uma casa – usar as escadas, treinamento para irem ao banheiro, chegar até as pessoas para ganharem um abraço, saírem para passear ou até mesmo brincarem com um brinquedo”, a CUPA escreveu numa declaração. “Neste momento, eles são identificados somente por um número. Eles precisam de nomes, uma identidade real”.

Para doar para a CUPA ou seguir o progresso dos outros 156 beagles que ainda serão soltos, visite seu website ou página do Facebook.

Fonte: The Dodo

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.