Bebês primatas ainda são vendidos abertamente no mercado de Bali, Indonésia

Bebês primatas ainda são vendidos abertamente no mercado de Bali, Indonésia
Bebês primatas são vendidos abertamente no Satria Bird Market

Uma organização de direitos dos animais pede às autoridades indonésias para intervir no caso de um “grave crime contra a vida selvagem” nas vendas contínuas de bebês primatas no Satria Bird Market, em Denpasar, Bali.

Macacos de cauda longa trazidos da ilha da Sumatra são vendidos abertamente todos os meses em Satria, de acordo com a organização Jakarta Animal Aid Network (JAAN).

“Em Bali, vemos um grande número de primatas vendidos abertamente no Satria Market”, escreveu JAAN em um comunicado. “Todos os nossos relatórios às autoridades que requerem intervenção permanecem não respondidos”.

A organização disse que muitos turistas e visitantes terminam por comprar macacos por pena, mas a maioria não sabe o que fazer com eles depois. A JAAN acrescentou que, embora os macacos de cauda longa sejam reconhecidos como uma espécie “vulnerável” internacionalmente, eles ainda têm que receber proteção da Indonésia.

Vender bebês primatas nesses tipos de mercados, explicou a JAAN, é uma violação das regulamentações existentes na Indonésia, incluindo o Artigo 302 sobre os maus-tratos de animais previsto no Código Penal (KUHP) e a Lei de Agricultura e Saúde Animal de 2019.

Nos últimos dois meses, a JAAN disse que as autoridades indonésias confiscaram 36 bebês primatas que estavam em rota de serem embarcados para Java e Bali, o que ilustra “quão grande o problema é”.

“Esta crueldade tem que parar e nós pedimos uma intervenção séria do governo de Bali para proteger os primatas e a vida selvagem indonésia”, escreveu a JAAN.

Traduzido por Fátima C. G. Maciel

Fonte: Coconuts Bali

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.