Russia ursos orfaos D

Bebês ursos órfãos na Rússia precisam de sua ajuda neste inverno

Por Lauren Kearney / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Russia ursos orfaos

Os ursos marrons na Rússia estão sob ameaça. Encontrados principalmente em florestas e montanhas, os ursos marrons precisam de muita selva para conseguir sobreviver. Devido à perda de habitat e à caça, seus números despencaram e, agora, a sobrevivência para esses ursos está se tornando cada vez mais difícil.

A exploração madeireira, que inclui corte, raspagem e carregamento das árvores em caminhões de transporte, é um dos maiores culpados responsáveis pela destruição do habitat dos ursos marrons, fazendo com que fique extremamente difícil para eles procurar comida e se comunicar uns com outros, já que eles tipicamente se esfregam e arranham as árvores para marcar seu território. No fim das contas, a perda de árvores equivale à perda de ursos marrons. O sofrimento desses animais é especialmente perturbador para os filhotes, que frequentemente ficam órfãos quando uma mãe ursa é caçada ou incapaz de cuidar de seus bebês. Felizmente, existem organizações incríveis, como o International Fund for Animal Welfare (IFAW), que está trabalhando durante os invernos congelantes para ajudar esses ursos bebês a crescer e retornar à natureza.

Os ursos marrons estão desaparecendo

Todos os anos, bebês ursos são abandonados ou ficam órfãos na Rússia durante o inverno e a primavera devido à caça e às atividades madeireiras. A maioria dos ursos que o IFAW resgata é recém-nascida, quase nem conseguem abrir seus olhos e são tão pequenos que cabem na sua mão. Mais uma vez, a humanidade é a culpada: entre a caça aos ursos e a exploração madeireira, lugares selvagens seguros para os ursos estão desaparecendo.

Durante anos, os caçadores de troféus na Rússia vem pagando mais de $2.000 para participarem de uma “caça da toca de inverno” de ursos marrons. Caçadores trazem cães para acordar os ursos da hibernação e então, atiram neles conforme eles saem de suas tocas. Se o urso for uma fêmea, ela provavelmente não será a única vítima – seus filhotes recém-nascidos são deixados para trás para congelarem ou morrerem de fome. Outros podem ser roubados e vendidos para zoológicos ambulantes e circos, ou dados para os moradores locais como mascotes. A campanha incansável do IFAW ajudou a Rússia a aprovar a nova legislação de “Regras da Caça”, a qual ajudou a diminuir o massacre dos ursos marrons, mas não foi capaz de eliminar a prática.

Nestor, o urso órfão

Nestor, um urso órfão, e seus três irmãos tinham somente alguns dias de vida quando perderam a mãe. Incapazes de ver e com pouca audição, já que os filhotes frequentemente nascem cegos e quase surdos, eles eram completamente dependentes dela. Devido à exploração madeireira, ela foi espantada para longe de sua toca, deixando para trás seus quatro bebês famintos, sedentos e expostos ao duro inverno russo. Sem sua mãe, eles não iriam sobreviver e morreriam ou de inanição ou pelas condições árticas.

Felizmente, os filhotes foram resgatados pelo IFAW e levados ao Centro de Resgate de Ursos na Rússia. Agora, eles são felizes, saudáveis e estão recebendo todo o cuidado que precisam até o dia em que eles possam ser soltos novamente na natureza. O IFAW usualmente solta os ursos em pares, baseados na personalidade e comportamento dos filhotes e suas amizades.

Nestor é solto na floresta com seu amigo, Nafanya.

Russia ursos orfaos2

Cuidando de ursos marrons bebês

Quando encontrados, ursos órfãos como Nestor são primeiramente levados ao centro de reabilitação do IFAW na Rússia, onde eles são alimentados por mamadeiras com uma fórmula nutritiva e recebem os medicamentos e vitaminas que possam precisar. A maioria dos ursos que é levada para o centro de resgates está desesperadamente assustada e sentindo a falta de suas mães. Então, o centro de resgate dá a eles almofadas aquecidas para dormir, para simular o calor de sua mãe. Quando eles crescem, eles são soltos em um espaço fechado grande e natural, para que possam aprender com segurança sobre a floresta e desenvolver as habilidades de sobrevivência. Quando os ursos tem idade suficiente e estão prontos, eles são soltos na natureza, perto do local onde foram encontrados.

No ano passado, o centro de resgate de ursos do IFAW já salvou 16 ursos, incluindo Nestor e seus irmãos. Eles foram cuidadosamente criados e soltos nas florestas, somente algumas semanas atrás, prontos para enfrentar a selva.

Entretanto, o inverno na Rússia está somente começando, o que significa que as ursas grávidas logo estarão em suas tocas de inverno, se preparando para dar à luz. O Centro de Resgate de Ursos estará novamente ocupado, resgatando, alimentando e cuidando dos bebês órfãos.

Veja o Projeto de Resgate de Ursos Órfãos do IFAW em ação abaixo.

Ajuda a salvar os bebês ursos neste inverno!

A fim de manter seu trabalho, o IFAW precisa de sua ajuda! Com sua doação, o Centro de Resgate de Ursos do IFAW na Rússia pode alimentar, fornecer medicamentos e calor para os bebês ursos. Apesar deles já terem salvado e soltado centenas de ursos ao longo dos anos, nada disso seria possível sem a sua ajuda. Você pode contribuir com este trabalho que salva vidas doando para o centro de resgate hoje, para ajudar a salvar ainda mais bebês ursos na Rússia neste inverno! Seu dinheiro não irá somente para auxiliar os filhotes, mas para preservar a população de ursos marrons, já que o IFAW retorna muitos dos ursos resgatados para a natureza.

Fonte: One Green Planet

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.