Bem-Estar Animal de Araraquara (SP) castra cães e gatos comunitários; saiba como fazer cadastro

A Prefeitura de Araraquara (SP) realiza gratuitamente a castração de animais comunitários, que são aqueles que escolheram determinado espaço ou comunidade para viver, sendo cuidados por um conjunto de pessoas, protegidos pela Lei Estadual 12.916/2008. (Veja abaixo como fazer o cadastro para a castração).
Como fazer o cadastro para castração
O cadastro para a castração ocorre de segunda a sexta em dois locais, no Paço Municipal, das 9h30 às 16h30, e no Parque do Pinheirinho, das 7h às 15h.
Para fazer a castração do animal, o interessado deve levar cópia de RG, CPF, comprovante de endereço e o comprovante de renda, que deve ser de até três salários mínimos. Informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3301-3130.
A medida busca conter o crescimento populacional de cães, além de contribuir para a saúde do animal.
VÍDEO: Araraquara realiza castração gratuita de animais
História do Oswaldinho
O cão Oswaldinho é o exemplo emblemático de animal comunitário em Araraquara. O animal vive no Estádio da Fonte Luminosa e é o mascote da Ferroviária, time de futebol da cidade.
Ele foi encontrado abandonado, em maio deste ano, pelo jogador Antônio Gabriel. De acordo com o atleta, o cão estava bem fragilizado e doente.
”Ele estava bastante magro, dava para ver os ossos dele aparecendo na costela, estava com a doença do carrapato também”, disse o jogador.
Depois de recuperado, o animal foi adotado pelo jogador e pela psicóloga da Ferroviária, Annie Kopanakis. Desde então, Oswaldinho vai regularmente ao veterinário e está com as vacinas em dia.

Homenagem ao torcedor
O cão recebeu o nome de Oswaldinho em homenagem a um torcedor muito conhecido no Estádio da Fonte Luminosa em Araraquara, Oswaldo Salvador, conhecido como Lua.
O torcedor faleceu em abril de 2021. Como o animal apareceu um ano após o falecimento de Lua, foi nomeado em sua homenagem. De acordo com Antônio Gabriel, o cão significa muito para os frequentadores do clube.
”Ele traz uma alegria imensa para todos nós, dentro e fora do campo”, apontou o atleta.
Além disso, o animal traz sorte para o time, que já ganhou duas medalhas em campeonatos femininos, uma do Paulista Sub-20, e outra da Libertadores Sub-16.
Por Poliana Rodrigues
Fonte: g1