Bem-Estar Animal de Suzano (SP) conta a história de superação de cadela Vitória

A história da cadela Vitória, resgatada pela Secretaria de Meio Ambiente de Suzano, por meio do Setor de Bem-Estar Animal, na rodovia Índio Tibiriçá (SP-31) envolve acolhimento, esperança e superação. Ela sofreu um acidente que comprometeu 100% da sua coluna e mobilidade, e após quatro meses em tratamento, a Pasta conta que agora encontra-se saudável ao lado de sua nova família, que a adotou durante evento realizado pela pasta em fevereiro deste ano.
Vitória renasceu em 18 de outubro de 2021, data que marca o início da sua trajetória de dignificação com o resgate e acolhimento da equipe de Bem-Estar. Os agentes municipais foram ao seu encontro por meio de uma denúncia nos canais oficiais. No local, se depararam com o animal em extrema situação de abandono e vulnerabilidade, próximo ao município de Ribeirão Pires. A equipe a encaminhou para atendimento veterinário, e o diagnóstico apontou fratura grave na coluna vertebral, além de uma bala alojada na região traseira e quadro de anorexia.
Na clínica, segundo relatos do Setor de Bem-Estar Animal, a cadela passou por uma cirurgia para garantir mais qualidade de vida e reduzir as dores por conta das lesões, entretanto, não apresentava perspectiva para retomar sua mobilidade, tendo em vista que o atropelamento impactou diretamente os movimentos das patas, deixando-a paralítica. Sua recuperação foi realizada com o apoio das clínicas veterinárias parceiras da Prefeitura de Suzano e de protetores da cidade, que acolheram o pet temporariamente.
De acordo com o titular da Pasta, André Chiang, Vitória foi um verdadeiro milagre que surpreendeu a todos com sua vontade de viver. “Estávamos em um processo de obtenção de cadeira de rodas específica para cachorro, pois o veterinário nos informou que ela não voltaria mais a andar. Mas durante o pós-operatório, começou a dar os primeiros passos, nos mostrando o quanto esses animais são mais fortes do que imaginamos. Foi uma alegria muito grande”, comentou.
Nova família
Com sua recuperação completa, a cadela passou a integrar a iniciativa de adoção responsável por meio da campanha “Baby, Me Leva”, estando disponível no site (suzano.sp.gov.br/baby-me-leva) e também no evento realizado em parceria com o Suzano Shopping. No dia 27 de fevereiro deste ano, a vida sorriu para Vitória e uniu três corações, sendo os outros dois da Raquel Gonzales e do William Pires, seus novos tutores.
Os moradores da Vila Amorim tiveram conhecimento da ação por meio das redes sociais da administração central e foram até o local para conhecer os pets. “Sempre foi meu sonho ter um cachorro, e assim que me casei fui em busca de um novo amigo. Até então, nós queríamos um filhote, seguindo o senso comum, mas, depois que eu vi a Vitória, não tive dúvidas que ela seria meu novo amor”, afirma Raquel.
A tutora também destacou a importância do trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo projeto, que além de aproximar as famílias dos cães e gatos, também é responsável por protagonizar o desfecho de muitos casos de superação. “Eu não sabia da história por trás de uma cachorrinha tão amorosa como a Vitória. Fiquei muito sensibilizada e ao mesmo tempo grata por todo cuidado da equipe, pois foi isso que nos concedeu a oportunidade de estarmos juntas agora”.
Além da Vitória, a pasta também é responsável por proporcionar um final feliz para outros cães e gatos. O trabalho é resultado da união de esforços entre Organizações Não-Governamentais (ONGs) e protetores da cidade, bem como da participação popular e da municipalidade, que constantemente promovem ações conjuntas para promoção do bem-estar e inibição de maus-tratos aos animais. “Estas histórias são motivadoras para nós que estamos à frente da causa. Pois é pela vida dos animais que lutamos todos os dias e seguiremos desta forma, sempre em busca de transformar realidades e devolver a pureza e ingenuidade desses pets, que só tem amor para nos oferecer”, finaliza André Chiang.
Em caso de denúncias, os munícipes podem relatar a situação para a Ouvidoria Municipal por meio do site www.suzano.sp.gov.br, pelo e-mail [email protected] ou pelo número 0800-774-2007. O telefone da Secretaria Municipal de Meio Ambiente também está disponível: (11) 4745-2055.
Fonte: O Diário