Bento Gonçalves (RS) já entregou 33 casinhas no Projeto Posse Responsável

Bento Gonçalves (RS) já entregou 33 casinhas no Projeto Posse Responsável
Foto: Franciele Gonçalves

Quando optamos por ter um animal de estimação, junto vem a responsabilidade de cuidar. Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar as pessoas para obterem autoconsciência, o Projeto Posse Responsável já realizou, desde o seu início em 2017, a entrega de 33 casinhas de cachorro à comunidade de Bento Gonçalves.

As casinhas são confeccionadas em madeira pela Comunidade Terapêutica Rural de Bento Gonçalves, e construídas conforme a demanda que se apresenta e a disponibilidade de material. “Lá os internos podem exercer uma atividade funcional e de reabilitação na confecção dessas casinhas, que vão para as famílias que realmente de fato precisam”, pontua a primeira-dama, Cynthia Pasin.

Rosélia Farias é uma das contempladas. “Antes os meus cachorros estão em uma casinha menor, sem conseguirem se movimentar direito, e agora também por causa do frio e chuva. Estou bem contente com as casinhas que o pessoal me deu, pois elas são maiores e os meus cãezinhos estão bem faceiros também”, afirma. Os moradores que necessitam das casas para seus cãezinhos são identificados pelo setor de fiscalização do Meio Ambiente ao realizar vistorias nos bairros e casos de maus tratos.

A iniciativa é desenvolvida pelo Gabinete da Primeira-Dama, com apoio das secretarias de Meio Ambiente, de Educação, de Saúde, de Turismo e de Mobilidade Urbana, em parceria com as empresas Todeschini, Motiva Móveis, Artesano Móveis e Stilizzi Móveis, que doam o material necessário.

Maus tratos de animais

No Fala Cidadão, denúncias de maus-tratos de animais somam 137 neste primeiro semestre. A explicação para isso é que geralmente a abordagem orientativa resolve os problemas e que muitas vezes as denúncias não correspondem à realidade.

 Como denunciar

Para denunciar maus tratos de animais ou outras irregularidades que sejam do âmbito da fiscalização ambiental, é recomendado que sejam feitas pelo Fala Cidadão, pelo telefone 0800 979 6866. Assim, é gerada um protocolo para o acompanhamento da denúncia.

Também é possível abrir uma reclamação presencialmente na Secretaria do Meio Ambiente (Rua 10 de Novembro, 190, sala 5) ou pelo e-mail [email protected].

Fonte: Revista News


Nota do Olhar Animal: Parece ótimo o projeto, que proporciona um teto para os cães nesta região muito fria do país. Ruim só o nome, que usa o termo “posse” para se referir à relação entre humanos e animais. No momento em que inclusive se tem projeto de lei federal tramitando e que busca mudar o estatuto jurídico dos animais, para que deixem de ser considerados como “coisas” e passem a ser considerados com seres sensíveis, mais apropriado e educativo seria substituir o termo “posse” por “guarda” ou “tutela”.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.