Bezerra cega torna-se inseparável de amiga

Bezerra cega  torna-se inseparável de amiga
Fotos: Freedom Hill Sanctuary

Helen, é um bezerro que não enxerga, mas sabe exatamente como encontrar sua melhor amiga.

Helen tinha onze dias quando foi resgatada de uma fazenda de gado de corte, no sul da Austrália. Como nasceu cega e o fazendeiro não via utilidade para ela, Helen quando completasse 18 meses seria enviada ao matadouro.

australia_bezerra_cega_inseparavel_amiga2

Felizmente, um protetor apaixonado por animais percebeu que Helen tinha uma cor diferente do pelo, provocada pela presença de genes recessivos, e avisou o santuário Freedom Hill , refúgio animal, que tem como uma das fundadoras, Kelly Dinham.

Dinham e sua mãe, Kym foram à fazenda para resgatar a bezerra batizada depois como Helen, em homenagem a Helen Keller.

australia_bezerra_cega_inseparavel_amiga3

Quando Helen chegou ao santuário, correu para curral e ficou frente a frente com as outras duas vacas resgatadas, a Christina e o Batman. As duas estavam curiosas para conhecer Helen, e se aproximaram ao portão para vê-la melhor.

Christina e Batman se aproximam para conhecer melhor Helen, a recém chegada.
Christina e Batman se aproximam para conhecer melhor Helen, a recém chegada.

… Christina quem mais gostou da Helen.

Helen e Christina se encontram pela primeira vez.
Helen e Christina se encontram pela primeira vez.

“As duas se tornaram inseparáveis,” Dinham contou. “Acho que a Christina quer ajudar a Helen a se acostumar à vida no santuário. Ela é um pouco mais velha e pode transmitir mais aconchego e segurança. Depois de apenas alguns dias juntas, Helen já estava brincando e sendo cuidada por Christina.”

australia_bezerra_cega_inseparavel_amiga6

Mesmo cega, Helen consegue circular pelo santuário sem grandes dificuldades. Sabe onde estão as cercas e os abrigos, e onde pode encontrar o seu feno e o cocho de água. “Acredito que por ter nascido cega, ela despertou outros sentidos” disse Dinham. “Ela se baseia neles para mover-se pelos campos. Helen foi a outros campos algumas vezes e, apesar de ter tido alguns pequenos acidentes no caminho ou trombadas nas cercas, rapidamente aprende onde estão e memoriza.

australia_bezerra_cega_inseparavel_amiga7

Helen teve problemas algumas vezes. “Quando eu estava entregando feno fresco (no caminhão), Christina correu atrás do carro,” Dinham contou. “Helen ficou tão agitada com tudo, que ela fugiu na direção oposta pensando que estava seguindo o feno. Tivemos que chamá-la e aí, ela voltou correndo. Eu tenho a foto da Helen dando um salto no ar.”

australia_bezerra_cega_inseparavel_amiga8

Quando alguma coisa acontece, a Helen sempre pode contar com a ajuda da Christina. “Se ela se afasta, a Christina chama a Helen para perto,” Dinham conta. “A Christina dorme sempre junto, divide a comida com a Helen, é sempre uma boa amiga. Adoram brincar juntas e estão sempre se cabeceando e empurrando uma à outra pelo campo.”

australia_bezerra_cega_inseparavel_amiga9

Além de ficar com sua melhor amiga, Helen também adora tomar banho de sol, cabecear e comer sua comida favorita — um doce de pão de frutas australiano.

australia_bezerra_cega_inseparavel_amiga10

” Ver Christina e Helen juntas me faz sentir incrivelmente feliz — me transmite um sentimento de esperança para o mundo,” Dinham disse. ”  Elas se escolheram como amigas e acho isto muito lindo. Realmente, gostam de estar juntas.”

australia_bezerra_cega_inseparavel_amiga11

Freedom Hill Sanctuary criou mais 37 cordeiros órfãos desde que foi inaugurado, em 2011. É o lar de mais de 40 ovelhas, 12 vacas, 10 cabras, oito cavalos, 50 galinhas, três perus, quarto porcos, nove gatos, quarto cachorros e um veado.

australia_bezerra_cega_inseparavel_amiga12

Se você quer apoiar o  Freedom Hill Sanctuary doe agora.

australia_bezerra_cega_inseparavel_amiga13

Por Elizabeth Claire Alberts / Tradução de Katia Buffolo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.