Bicharada solta mobiliza bombeiros e a Polícia Ambiental em Ribeirão Preto, SP

Bicharada solta mobiliza bombeiros e a Polícia Ambiental em Ribeirão Preto, SP
Jiboia com dois metros de comprimento foi achada no Educandário Quito Junqueira em Ribeirão Preto, SP (Foto: Arquivo pessoal/Divulgação)

O resgate de bichos silvestres mobilizou o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar Ambiental em Ribeirão Preto (SP). Ao todo, moradores encontraram seis bichos, entre eles um lagarto teiú refugiado em uma loja de carros.

Os chamados foram registrados entre a noite de terça-feira (20) e a tarde desta quarta-feira (21).

VÍDEO: Bicharada solta mobiliza bombeiros e a Polícia Ambiental em Ribeirão Preto, SP

Segundo o dono da loja de carros, William Bueno da Silva, o lagarto se escondeu no estabelecimento e é comum encontrar animais silvestres no local, próximo ao córrego na Avenida Doutor Francisco Junqueira, no Centro.

“Já apareceram cágados, gambás e lagartos. Acho que isso acontece porque estamos ocupando um espaço que era deles.”

Logo em seguida, os bombeiros foram chamados ao bairro Jardim Paulista para resgatar um gambá. O rabo que descia pela parede atraiu a atenção da moradora, que pediu socorro. O animal estava no telhado, agarrado a uma viga.

Mais tarde, os bombeiros foram deslocados para a Fundação Educandário Quito Junqueira, onde uma jiboia de dois metros de comprimento foi achada por um funcionário da manutenção. O animal estava enrolado ao pé de uma árvore, afastada das salas de aula.

“Todos ficaram preocupados por saber que ela está distante do habitat natural. Pedimos o resgate por causa da preservação. Não saberíamos como cuidar exatamente disso, como administrar sem que ela pudesse chegar ao espaço que os alunos ocupam”, diz a diretora Luciana Paschoalin.

Uma cobra cascavel foi encontrada em um condomínio no bairro Jardim Independência e uma coruja buraqueira passou a noite presa em um ginásio de esportes. Ela estava estressada ao ser resgatada.

Corujinha-buraqueira ficou estressada após passar a noite presa em ginásio em Ribeirão Preto, SP (Foto: Fabio Junior/EPTV)
Corujinha-buraqueira ficou estressada após passar a noite presa em ginásio em Ribeirão Preto, SP (Foto: Fabio Junior/EPTV)

Na terça-feira (20), um sagui de tufo preto entrou em um carro no momento em que a dona deixava o filho na escola.

Segundo o chefe do Bosque Municipal e zootecnista Alexandre Gouvêa, o surgimento de bichos silvestres na área urbana está ligado à expansão das cidades.

“Se ele [animal] estiver no limite do meio rural/silvestre com o urbano, ele pode acabar invadindo casas à procura de alimento. O habitat natural vem diminuindo. Consequentemente, vai diminuir também a população dessas espécies.”

Gouvêa alerta ainda para o contrabando de animais silvestres, considerado crime. O zoológico de Ribeirão Preto recebe, em média, dois animais feridos ou resgatados de situações de risco por dia. Eles passam por reabilitação até que estejam prontos para serem reintegrados à natureza.

Sagui foi entrou no carro de uma moradora em Ribeirão Preto, SP (Foto: Fabio Junior/EPTV)
Sagui foi entrou no carro de uma moradora em Ribeirão Preto, SP (Foto: Fabio Junior/EPTV)

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.