Biólogos acompanham recuperação de golfinho resgatado no litoral

Biólogos acompanham recuperação de golfinho resgatado no litoral

Golfinho encalhou na praia do Sardim, município do Cajueiro da Praia.

Por Nayara Felizardo

PI cajueirodapraia golfinho1411220216

Após o resgate de um golfinho que havia encalhado no litoral do Piauí, os técnicos do Projeto Biomade acompanham a evolução do animal e aguardam o resultado de alguns exames para descobrir o motivo do encalhe.

O golfinho foi resgatado na última quinta-feira (18), na praia do Sardim, município do Cajueiro da Praia. Trata-se de um adulto de aproximadamente 15 anos, fêmea, medindo 1,87m. A espécie é conhecida popularmente como cabeça-de-melão (Peponocephala electra).

Segundo a coordenadora técnica do projeto e bióloga, Verlane Magalhães, esse foi o primeiro registro de golfinho da espécie no litoral piauiense. Ele é mais comum no Ceará. “O projeto Biomade, além de resgatar os animais marinhos, faz um trabalho de levantamento das espécies existentes na região. Muitos frequentam esse litoral para refúgio e para alimentação”, disse a bióloga.

O golfinho resgatado pelos biólogos foi transportado para uma área de piscina natural, local mais adequado para observação do comportamento natatório e cuidados veterinários. “Após o encalhe, o procedimento é deixar o animal em água mais calma possível, evitando o contato para não deixá-lo estressado”, explica Verlane.

Hoje (20), o golfinho está apresentando comportamento variável, ora mais tranquilo, ora mais ativo. “O animal só poderá ser reintroduzido no mar após apresentar comportamento de mergulho satisfatório”, disse a bióloga.

Segundo Verlane, é comum que os golfinhos encalhados vivos apresentem uma saúde comprometida, mas existem casos de animais apenas desorientados. O resultado do exame de sangue poderá comprovar o estado de saúde do animal.

PI cajueirodapraia golfinho11411220231

Fonte: Portal O Dia

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.