Biólogos dos EUA investigam morte de 70 baleias-cinza

Biólogos dos EUA investigam morte de 70 baleias-cinza
Biólogos dos EUA investigam morte de 70 baleias-cinza

Biólogos dos EUA lançaram uma investigação especial sobre as mortes de pelo menos 70 baleias cinzentas em terra nos últimos meses ao longo da Costa Oeste dos EUA, da Califórnia ao Alasca, muitas delas emaciadas, disseram autoridades na sexta-feira.

A investigação de biólogos dos EUA sobre a morte em massa de 70 baleias-cinza

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) declarou que a morte da baleia é um “evento incomum de mortalidade”, uma designação que desencadeia um maior escrutínio e alocação de mais recursos para determinar a causa.

Até agora, neste ano, 37 baleias-cinzentas morreram em águas da Califórnia, três em Oregon, 25 em Washington e cinco no Alasca, disseram funcionários do Serviço Nacional de Pesca Marinha da NOAA. Mais cinco foram encontrados na Colúmbia Britânica.

A mais recente baleia morta no Alasca foi flagrada na semana passada perto da baía de Chignik, na península do Alasca.

Muitos têm pouca gordura corporal, o que levou biólogos dos EUA e outros especialistas a suspeitarem que a morte é causada pelo declínio das fontes de alimento nas águas dramaticamente aquecidas do norte do Mar de Bering e do Mar de Chukchi, ao largo do Alasca.

As baleias-cinzentas (passam o) verão lá, consumindo a maior parte do ano de alimento para embalar a gordura que precisam para levá-las através da migração para o sul, para áreas de invernada no México e de volta ao norte, para áreas de alimentação ao largo do Alasca.

As condições climáticas e os impactos na vida marinha

O gelo do mar tem estado próximo ou próximo de níveis recordes em Bering e Chukchi, e a temperatura da água tem sido persistentemente muito maior do que o normal, uma consequência aparente da mudança climática causada pelo homem, dizem os cientistas.

As condições que as baleias encontraram no verão passado podem estar prejudicando os animais agora, enquanto fazem a migração anual para o norte, disseram biólogos dos EUA reunidos pela NOAA para uma teleconferência na sexta-feira.

“O Ártico está mudando muito, muito rapidamente, e as baleias vão ter que se adaptar a isso”, disse Sue Moore, oceanógrafa da Universidade de Washington, a repórteres.

A falta de gelo marinho pode estar reduzindo a oferta de pequenos crustáceos conhecidos como anfípodes, que são a principal fonte de alimento das baleias cinzentas, disse Moore.

“O gelo do mar vem mudando muito rapidamente na última década”, disse ela.

Outra teoria é que o número de baleias atingiu os limites da capacidade natural do meio ambiente para sustentar o crescimento da população, disseram cientistas na chamada.

A população estimada de baleias cinzas

A atual população estimada de baleias cinzentas do leste do Pacífico Norte é de cerca de 27.000, a mais alta registrada pela agência desde que começou a pesquisa de baleias cinzentas em 1967, disse o biólogo David Weller.

“Tenha em mente que a capacidade de carga não é um teto rígido, mas que é um limiar de mudança”, disse Weller, que está no Southwest Fisheries Science Center, em San Diego. Em alguns anos ou anos, o ambiente é capaz de apoiando mais baleias do que em outros anos ”.

As mortes podem ser causadas por uma combinação de fatores, como em outras mortes, disseram os cientistas.

Algumas baleias se desviaram para lugares como a Baía de São Francisco e o Puget Sound, onde enfrentam um risco maior de ataques a navios e outros perigos, disse John Calambokidis, biólogo e especialista em baleias-cinzentas do Cascadia Research Collective.

Fonte: Midiático

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.