Biota acha tartaruga com cordão na cabeça e golfinho partido ao meio no litoral de Alagoas

Biota acha tartaruga com cordão na cabeça e golfinho partido ao meio no litoral de Alagoas
Tartaruga estava com uma corda amarrada à cabeça

O Instituto Biota da Conservação registrou a morte de mais uma tartaruga e um golfinho no litoral alagoano entre o sábado (22) e este domingo (23). As duas situações têm indícios de que foram provocadas por ação humana. Enquanto a tartaruga foi encontrada na Praia da Guaxuma, no Litoral Norte de Alagoas, o golfinho estava no Litoral Sul, em Jequiá da Praia.

De acordo com o diretor-presidente do Biota, Bruno Stefanis, a tartaruga, da espécie Tartaruga-marinha-comum ou mais conhecida como Cabeçuda, foi encontrada com uma corda amarrada à cabeça neste domingo. Já o golfinho, encontrado em avançado estado de decomposição, estava com o corpo partido ao meio e foi achado no sábado. “A equipe achou o animal dividido em dois pedaços e concluiu que foi por objeto cortante”, informou Stefanis. A espécie do golfinho não foi identificada.

A equipe fará uma análise no local do achado da tartaruga para ver o estágio de decomposição. “Os monitores irão coletar o material biológico para medir, registrar e, dependendo do estado, enterrar na praia, longe da linha de maré”, explicou Bruno Stefanis. O golfinho, por sua vez, foi necropsiado pela equipe de veterinária.

No dia 12 de dezembro, a equipe do Biota registrou a morte de um golfinho na Praia do Pontal da Barra, em Maceió. Segundo o instituto, o mamífero estava esquartejado na areia. Informações de testemunhas dão conta que o responsável pela ação, que é criminosa, foi um pescador da região. Naquele dia, Bruno Stefanis explicou que pescadores costumam matar os golfinhos e outros animais marinhos para que não danifiquem suas redes de pesca.

Golfinho encontrado morto partido ao meio. – Fotos: Cortesia

Por Mariane Rodrigues

Fonte: OP9

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.