Blitz educativa vai orientar população sobre o comércio ilegal de animais silvestres em MG

Blitz educativa vai orientar população sobre o comércio ilegal de animais silvestres em MG

MG MontesClaros blitz educativa orientar populacao comercio ilegal animais

Uma blitz educativa, que acontece nos dias 5 e 6 de outubro, pretende informar e sensibilizar motoristas, passageiros e pedestres no Norte de Minas sobre a caça, o comércio ilegal, a exploração de espécies da fauna silvestre e dos crimes ambientais relacionados a essas práticas. A ação preventiva será realizada nas rodovias BR-135, BR-251, BR-365 e MG-308, em Montes Claros.

Na ação, que será realizada pela Superintendência de estratégia e fiscalização ambiental, e com o apoio da Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar de Meio Ambiente, serão distribuídos panfletos, folders informativos, liceiras e adesivos para carros. Além disso, no local das abordagens, haverá uma exposição com gaiolas, redes, lanças e outros materiais utilizados na caça ilegal, para que as pessoas conheçam os apetrechos dos criminosos.

De acordo com o chefe de Fiscalização da Fauna da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Daniel Colen, o Norte de Minas é apontado como uma das principais rotas para o comércio ilegal da fauna silvestre, com destaque para as cidades de Montes Claros, Januária e São Francisco.

Tráfico de animais

O tráfico de animais silvestres é uma atividade de alta lucratividade no mundo e, no Brasil, a extensa biodiversidade tornou-se um grande atrativo para a prática. Além dos danos irreparáveis à natureza, como a ameaça de extinção de várias espécies, outro grave problema é a crueldade a que os animais são submetidos.

Segundo um relatório da Renctas, organização não governamental que luta pela conservação da biodiversidade, 90% dos animais são mortos ou torturados no processo compreendido entre a captura e o transporte até o destinatário final.

Curso

Os técnicos que vão participar da blitz vão fazer parte da 4ª Capacitação em Fiscalização da Fauna. O objetivo do treinamento é capacitar os fiscais dos Núcleo de Fiscalização, Núcleo de Denúncias e Controle Processual, Núcleo de Cadastro e Registro da Semad, regional do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Polícia Militar, em Montes Claros, nos assuntos relacionados ao uso irregular da fauna silvestre nativa.

Durante o curso serão tratados temas específicos como os procedimentos e técnicas necessárias para a execução de ações, biologia e identificação de avifauna, conhecimento sobre gestão de criadores de passeriformes silvestres (Sispass) e sobre os centros de triagem de animais Silvestres (Cetas), além da identificação de fraudes em anilhas de passeriformes.

O curso será coordenado pela diretoria de recursos faunísticos e pesqueiros da Semad e terá a participação do IEF e das polícias Militar Ambiental e Polícia Federal.

Fonte: Hoje em Dia 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.