Bombeiros resgatam cão preso em penhasco há 15 dias em Santa Marta de Penaguião, Portugal

Bombeiros resgatam cão preso em penhasco há 15 dias em Santa Marta de Penaguião, Portugal

Um cão que caiu num penhasco inacessível por terra junto ao rio em Alvações do Corgo, no concelho de Santa Marta de Penaguião, foi resgatado pelos bombeiros.

O animal, que tinha fugido da casa dos donos, foi avistado na margem esquerda do rio Corgo, onde já estaria há cerca de duas semanas.

“O alerta foi dado pelo proprietário de um terreno agrícola que fica na margem oposta, que estranhou a situação depois de ter avistado o cão no mesmo local há cerca de 15 dias”, contou ao JN o responsável pela Serviço Municipal de Proteção Civil de Santa Marta de Penaguião, Artur Cardoso.

O “Mandavir”, nome do animal, estava “completamente subnutrido”. “Provavelmente, só conseguiu sobreviver porque estava perto da água e era bem tratado pelos donos, que já tinham andado à procura dele”, afirmou.

O chip de identificação animal permitiu chegar até aos tutores do “Mandavir”.”O cão já regressou a casa e a história teve um final feliz”, sublinhou Artur Cardoso. A operação envolveu os bombeiros de Fontes, Santa Marta de Penaguião e Peso da Régua, com uma equipa de mergulhadores.

“Tendo em conta a necessidade de passar da margem direita para a esquerda e por ser uma zona com muita corrente, foi solicitada a ajuda de mergulhadores”, acrescentou.

Por Sandra Borges 

Fonte: Jornal de Notícias / mantida a grafia lusitana original 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.