Jabuti foi resgatado de queimada pelo Corpo de Bombeiros — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Bombeiros resgatam jabuti de queimada às margens da TO-030

O Corpo de Bombeiros resgatou neste sábado (31) um jabuti de uma queimada às margens da TO-030, entre Palmas e o distrito de Taquaruçu. Os militares estiveram no local durante toda a tarde combatendo um grande foco de incêndio que atinge a serra do Lajeado. O trecho tem sido cenário constante de queimadas desde julho.

Imagens divulgadas pelos Bombeiros mostram o momento em que o jabuti recebeu água da equipe e foi solto novamente na mata. O local onde ele foi liberado está com as chamas controladas.

A fumaça encobriu também o distrito, que é conhecido pelas cachoeiras e considerado um refúgio dos moradores da capital durante os fins de semana.

Jabuti é solto na mata após resgate — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
Jabuti é solto na mata após resgate — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

As queimadas têm sido combatidas na região por profissionais dos Bombeiros e da Defesa Civil, que contam com o apoio de equipes da Polícia Militar e de Centro Integrado de Operações Aéreas em algumas das ocorrências. Durante a semana, um helicóptero foi usado no combate de uma queimada próxima a Taquaralto, no sul de Palmas.

Desde que o ano começou, o Tocantins registra 6,9 mil focos de queimadas. O mês com maior número até o momento é agosto, que já soma 2,7 mil. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

No estado, tradicionalmente, setembro costuma registrar mais ocorrências que agosto. Em toda a série histórica, que começou em 1998, setembro só teve menos incêndios florestais que agosto em um ano: 2016. Em todos os demais, o total foi superior.

Corpo de Bombeiros combate queimada às margens da TO-030 — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
Corpo de Bombeiros combate queimada às margens da TO-030 — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.