Boto é encontrado morto em ilha de Laguna, no Sul de Santa Catarina

Boto é encontrado morto em ilha de Laguna, no Sul de Santa Catarina
A polícia e os pesquisadores acreditam que o animal tenha morrido por causa da velhice (Foto: Divulgação/Polícia Ambiental/ND)

Um boto foi encontrado morto na tarde de terça-feira (10), entre a Ilha dos Lobos e a Pedra do Frade, em Laguna, no Sul de Santa Catarina. O animal foi recolhido pela polícia ambiental do município com apoio de pesquisadores da Udesc e levado para o centro de estudos da universidade, em Tubarão, onde acontece a biópsia.

Segundo o 3º sargento Robson, da Polícia Militar Ambiental de Laguna, o animal era um macho e media 3,68m. “Era um animal muito conhecido entre os pescadores da região. Nos mais de 20 anos que trabalho no monitoramento marítimo, esse foi o maior boto que eu já vi”, pontuou. Ainda não há confirmações sobre o motivo da morte, entretanto, o sargento acredita que ele tenha morrido por causas naturais. “Acreditamos que ele era um animal mais velho porque toda a arcada dentária estava muito gasta”, explicou. Além disso, o sargento destacou que não havia marcas de ferimentos causados por redes no boto.

Além da biópsia, os pesquisadores farão a comparação fotográfica com os animais que já foram catalogados na região. “A ideia é identificar qual é esse animal que morreu e saber quantos anos ele tinha”, finalizou.

Fonte: Notícias do Dia 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.