BPA apreende 19 aves silvestres em campeonato clandestino em Penedo, AL

BPA apreende 19 aves silvestres em campeonato clandestino em Penedo, AL
Aves em gaiolas participavam de campeonato clandestino de cantoria em um povoado de Penedo (Foto: Divulgação/BPA)

Uma operação do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) apreendeu 19 pássaros silvestres da espécie papa-capim no município de Penedo, região do Baixo São Francisco de Alagoas, neste domingo (2).

De acordo com o tenente Wenderson, que comandou a ação, o flagrante aconteceu em um ginásio de esportes no bairro Santa Isabel, no povoado Cacimbinhas, onde era promovido um campeonato clandestino de cantoria dos papa-capins.

“No momento da chegada, várias pessoas evadiram-se do local em direção à mata ao redor do ginásio de esportes, onde era realizado o evento”, disse o tenente.

O organizador do evento, que não teve o nome divulgado, foi levado para a delegacia por guardar animal silvestre sem autorização ou permissão. Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi lavrado contra ele.

Além dos pássaros encontrados dentro do ginásio, outros foram capturados na vegetação próxima ao local, após perseguição.

Segundo o BPA, os 19 papa-capins capturados estavam em cativeiro e não eram registrados junto ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) ou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Outras pessoas tinham cinco pássaros, mas estes estavam devidamente cadastrados pelos tutores.

Os animais foram encaminhados para o Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas), localizado no Ibama, para triagem. A partir daí, eles podem ser devolvidos à natureza.

Policiais chegaram ao local após uma denúncia anônima (Foto: Divulgação/BPA)

 

Poucos animais tinham anilhas que indicavam situação regular do proprietário (Foto: Divulgação/BPA)

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *