Briga de cães em ONG de Anápolis (GO) vira caso de polícia

Briga de cães em ONG de Anápolis (GO) vira caso de polícia
Imagem retirada de vídeo que flagrou um grupo de cães atacando uma cadela que não pode se locomover, durante uma briga num abrigo para animais em Anápolis — Foto: Reprodução.

Um vídeo com cenas em que um grupo de cães atacam uma cadela que, supostamente, não tinha condições de se locomover, viralizou nas redes sociais em Anápolis no fim de semana e acabou virando caso de polícia, depois que uma ocorrência foi registrada na Central de Flagrantes na tarde do último sábado (17), com uma denúncia de maus-tratos a animais consumado, conforme tipificado na ocorrência.

O caso tomou dimensões maiores ainda pelo fato do vídeo ter sido gravado em um dos chamados lares temporários da ONG de proteção animal SOS Animais Anápolis, entidade ligada a vereadora Seliane da SOS, conhecida defensora da causa animal.

O vídeo, com um minuto e meio de duração, mostra um grupo de cães atacando uma cadela, aparentemente deficiente e que não consegue de movimentar para fugir do ataque. Ela se arrasta pelo chão, enquanto os outros a atacam por todo lado. Durante o tempo de duração do vídeo, não aparece ninguém para interromper o ataque e socorrer a cadela.

A denúncia foi feita pela estudante de veterinária e também ativista da causa animal Letícia Tauane Eugênio, que disse ao DM Anápolis ter recebido o vídeo e ficado indignada com o fato de não aparecer um cuidador, ou responsável, no lugar onde estavam os cães durante o ataque dos animais à cadela que não consegue se locomover para fugir dos outros cães.

“Eu tomei a inciativa de denunciar, inicialmente, porque a cadelinha que sofre o ataque dos outros cães se parecia muito com uma que eu e uma colega vimos nas ruas, mas eu soube depois que não era o mesmo animal. Mas, mesmo assim, a gente que é protetor e gosta, acha isso inaceitável”, disse Letícia.

Nesta segunda (19), Letícia voltou à delegacia para ver o andamento da denúncia. “Eu voltei na Central de Flagrantes e me encaminharam para a delegacia no Bairro Jundiaí, que é onde fica o local onde aconteceu o fato, mas fui informada que há casos mais graves que foram colocados na frente e a denúncia não foi, ainda, analisada”, conta.

Letícia disse também que procurou a vereadora Seliane para saber informações sobre o fato e não teve retorno.

“Eu tentei entrar em contato com a própria Seliane, para saber sobre a cadelinha que é mostrada no vídeo, mas não tive retorno”, diz Letícia.

Sempre ouvindo o outro lado

A assessoria da vereadora Seliane da SOS informou que o fato teria sido uma armação de adversários políticos da parlamentar, que é candidata a deputada estadual. Segundo a vereadora, uma sacola com pedaços de carne teria sido jogada no recinto dos cães o que provocou a briga entre eles pelo alimento.

A briga entre os animais ocorreu em um dos nove lares temporários que a entidade mantém. A entidade informou que a situação já foi resolvida, embora, um dos animais tenha morrido, devido aos ferimentos.

“Estão todos bem, estamos avaliando instalar câmeras e evitar que terceiros possam voltar e fazer qualquer maldade com eles. Um dos animais ficou ferido e tivemos que levá-lo às pressas para a clínica, fizemos vários esforços para salvá-lo, ele ficou internado no sábado e, no domingo de manhã, não resistiu e veio a óbito”, informou a assessoria da vereadora.

A vereadora disse que o fato seria, na realidade, uma “distorção de informações pela mídia em período eleitoral”.

Por Vânio Limiro

Fonte: DM Anápolis

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.