Búfalos são levados por correnteza durante fortes chuvas em Presidente Getúlio, SC

Búfalos são levados por correnteza durante fortes chuvas em Presidente Getúlio, SC
Animais tentavam se salvar da correnteza (Foto: Reprodução)

As chuvas que castigam Santa Catarina desde segunda-feira (13) não pouparam nem os animais de uma propriedade em Presidente Getúlio, no Alto Vale. Vídeos feitos na manhã desta sexta-feira (17) mostram búfalos tentando se salvar da correnteza. Alguns, no entanto, não conseguem vencer a força da água e acabam arrastados pelo ribeirão que transbordou na região.

As imagens foram registradas no bairro Rio Ferro, que fica próximo ao Centro, segundo a prefeitura. Em um dos vídeos divulgados nas redes sociais, um animal aparece em meio à água e chega a passar por baixo de uma ponte. É possível ver apenas a cabeça do búfalo. Até que, em determinado momento, ele some por completo diante da força da correnteza.

Não há, até o momento, um número exato de quantos animais foram levados pela enxurrada ou se sobreviveram.

Veja o vídeo

Outra situação semelhante ocorreu nesta quinta (16), quando a chuva inundou uma granja de porcos em Pinheiro Preto, no Oeste de Santa Catarina. Em um vídeo, pessoas são vistas tentando retirar os animais de currais, enquanto outros aparecem nadando até o solo. De acordo com prefeito Gilberto Chiarani, parte dos suínos morreu.

No Alto Vale, duas mortes já foram registradas por conta do temporal que atinge o Estado. Um carro afundou em uma área alagada e duas idosas foram resgatadas já sem vida. Na região, ainda estão as cidades com maior acúmulo de chuva nas últimas 24h, sendo Trombudo Central com 197.3 milímetros, Aurora, com 190.6 milímetros, e Agrolândia, com 183.1 milímetros.

A previsão é de que o fenômeno continue nesta sexta-feira (17), com risco alto para alagamentos, enxurradas, deslizamentos e inundações.

Por Ana Carolina Metzger

Fonte: NSC Total