Cabo Frio, RJ, cria canal de denúncia para resgate de animais de grande porte

Cabo Frio, RJ, cria canal de denúncia para resgate de animais de grande porte

A Secretaria de Agricultura e Pesca de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, criou um canal de denúncia para ocorrências de cavalos e outros animais de grande porte soltos nas vias públicas da cidade.

O “Disk Apreensão” vai funcionar de segunda sexta-feira, das 8h às 16h, pelo WhatsApp (22) 99891-0933.

Nos fins de semana e feriados, o atendimento será feito somente em casos considerados emergenciais. O canal não recebe ligações, somente mensagens de texto e áudios.

Por causa da capacidade limitada de atendimento e recebimento dos animais na Fazenda Campos Novos, a secretária de Agricultura e Pesca, Katyuscia Brito, destaca que a prioridade é para as apreensões nas vias públicas e às margens de rodovias, por ocasionar riscos ao tráfego de veículos; e para o resgate de animais feridos ou vítimas de maus-tratos.

“Sabemos que há centenas de animais soltos no município e a gente não tem condição de apreender todos. Infelizmente, muitos proprietários de animais de grande porte não têm um sítio, uma fazenda, ou sequer uma baia alugada, e querem criar esse animal solto na rua ou pastando em via pública. A causa animal é de responsabilidade tanto da população quanto do poder público”, destaca a secretária.

De acordo com o município, somente em janeiro deste ano, a secretaría resgatou 22 animais de grande porte soltos nas vias e locais públicos de Cabo Frio. Em todo o ano de 2022, foram recolhidos 156 animais nas mesmas condições.

A permanência e a circulação de animais soltos nas vias públicas de Cabo Frio são proibidas pela Lei Municipal n° 3.622/2022.

O tutor que tiver o animal recolhido deve ir até a Fazenda Campos Novos, no prazo de sete dias, a partir da data da apreensão.

A retirada do animal será realizada mediante o pagamento de multa, por meio do Documento de Arrecadação Municipal (DAM), junto à Secretaria de Fazenda.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.