Cabo Verde: Câmara da Praia classifica envenenamento de cães e gatos como acto “desumano” e “incivilizado”

Cabo Verde: Câmara da Praia classifica envenenamento de cães e gatos como acto “desumano” e “incivilizado”

Numa nota de imprensa, o Gabinete de Comunicação e Imagem da autarquia praiense refere que a câmara “não tem absolutamente nada a ver com esta prática hedionda”, que, ao seu ver, é susceptível a aproveitamento político.

A actual equipa camarária, avança a nota, desde o início da sua tomada de posse assumiu, claramente, uma posição de defesa dos direitos dos animais.

Defendeu, igualmente, a necessidade de adopção dos métodos de gestão da população de cães e gatos que sejam mais adequados e aceitáveis, ao nível mundial, em conformidade com os ditames éticos, morais e técnicos.

Tanto é assim que, prossegue o comunicado, a autarquia, em Abril deste ano, assinou um protocolo com a “Aliança para a Gestão Ética da População Canina e Felina” da cidade, instituição que zela pela protecção dos animais.

A mesma fonte realça, por outro lado, que a Câmara Municipal da Praia (CMP) sempre esteve também engajada na organização e promoção de actividades em prol da melhor gestão da população canina no município tendo-se, para o efeito, estabelecido parcerias com a Associação “Bons Amigos”.

“Por isso, a CMP demarca-se, totalmente, destes procedimentos capazes de colocar em causa a saúde pública. E, nesta ocasião, o Presidente da CMP junta a sua voz à do “Movimento Comunidade Responsável” que, inclusive, já denunciou tal facto à Policia Judiciaria (PJ), para condenar tais atitudes e comportamentos desumanos, indignos e incivilizados”, lê-se na nota.

O Movimento Civil das Comunidades Responsáveis (MCCR) de Cabo Verde informou em comunicado que no dia 30 de Novembro recebeu várias denúncias da parte da população, cuidadores individuais e comunitários de animais de que uma “grande quantidade” de veneno está a ser colocada nos espaços públicos por cidadãos desconhecidos.

A organização avançou ainda que apresentou no passado dia 02 uma queixa crime à PJ pedindo a investigação de casos de envenenamento de cães e gatos na cidade da Praia.

O MCCR é um movimento da sociedade civil que tem levado a cabo um conjunto de acções para apoiar a gestão ética e sustentável da população canina e tem sido uma voz ativa e interventiva para o bem-estar animal e contra os maus-tratos a animais em Cabo Verde.

Fonte: Balai Cabo Verde / mantida a grafia original

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.