Caça: entidades ambientais de Bragança Paulista (SP) protestam contra projeto de vereador do PSD

Caça: entidades ambientais de Bragança Paulista (SP) protestam contra projeto de vereador do PSD

Tramita na Câmara Municipal de Bragança Paulista um Projeto de Lei, que visa homenagear caçadores, atiradores e colecionadores de armas com um dia específico no calendário municipal.

A iniciativa é do vereador Ismael Brasilino, do PSD (Partido Social Democrático), que tem como presidente nacional Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo, ex-secretário de Celso Pitta, ex-ministro de Dilma Rousseff e Michel Temer e ex-secretário estadual de João Doria.

O projeto encontra-se atualmente na Comissão de Justiça, Redação e Defesa do Meio Ambiente e aguarda parecer.

Entidades se manifestam

O Em Pauta teve acesso a pelo menos 5 documentos de entidades e pessoas ligadas à proteção ao meio ambiente, que já se manifestaram de forma contrária ao projeto do vereador do PSD.

São elas: Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), Associação Mata Ciliar, deputado estadual Bruno Ganem, Associação SOS Animais Excluídos e Comissão Independente de Proteção Animal de Bragança Paulista.

“O Projeto de Lei, por si só, traria prejuízos à sociedade bragantina… abriria um leque de oportunidades para o incentivo a armas de fogo, em especial de caçadores…O alcance da referida propositura é muito maior, coaduna-se com o movimento nacionalizado de …. incentivo do retorno da repugnante caça esportiva”, afirma o COMDEMA.

“Em pleno século XXI, onde a ciência estuda a sensibilidade à dor de pequenos seres vivos, existe em nosso país um absurdo movimento de legalização da caça esportiva”, complementa.

De acordo com o Conselho, a aprovação das datas em Câmaras Municipais, como em Bragança Paulista, “trata-se de cortina de fumaça que visa esconder a verdadeira intenção destes legisladores”.

“Sua aprovação (do projeto) mostraria que nosso município faz parte da corrente dos defensores da tortura, da morte dos animais. Nossa sociedade deve rechaçar veemente iniciativas que minimamente esbarram no sofrimento dos animais”, conclui.

A Associação Mata Ciliar, com sede em Jundiaí e que presta relevantes serviços à Região Bragantina, se mostra preocupada com o movimento em todo interior de São Paulo.

“Há anos travamos uma luta frente ao combate ao tráfico de animais silvestre e a devastação ambiental, enxergamos nessa manobra a aprovação de mais um enorme retrocesso, somado a tantos outros que nos últimos anos vem sendo implementados em nosso país com relação às questões ambientais”, diz.

“Homenagear aqueles que praticam a matança e a agonia de centenas de milhares de animais, em nome do ‘esporte’, é ir contra todo princípio de humanidade e ética, nos rebaixando ao que de pior possa existir no íntimo do ser humano, sua perversidade, sua falta de compaixão para com o outro ser”, afirma a entidade, sobre o projeto de vereador evangélico.

Outras manifestações

O deputado estadual Bruno Ganem (Podemos), que é engenheiro e tem um mandato voltado a questões ambientais e sociais, enviou ofício à presidente da Câmara de Bragança, vereadora Gi Borboleta (DEM), manifestando o seu repúdio ao projeto.

“Promove e reforça uma ideia utilitarista dos animais, legitimando uma prática cruel e reprovável como meio de entretenimento… contraria os esforços sociais empreendidos para que os animais sejam reconhecidos como detentores de direitos”, diz trecho do documento.

Já a Associação SOS Animais Excluídos, de Bragança Paulista, também se diz preocupada. “Acreditamos que os nobres representantes desta Casa de Leis e suas Comissões Permanentes compartilham os mesmos valores que nós, buscando sempre o zelo e o cuidado com nossa fauna, sendo contrários a todo tipo de ação que atente contra os princípios morais de proteção ao meio ambiente, especialmente da vida”.

Por fim, a Comissão Independente de Proteção Animal de Bragança Paulista, também solicita aos demais vereadores a imediata retirada do projeto. “Solicitamos que esta Casa de Leis se una a nós na luta para a retirada do projeto em questão, impedindo a sua aprovação e posterior promulgação”, afirma.

Vereador debocha de entidades

Ontem (7), o vereador Brasilino do PSD utilizou suas mídias sociais para debochar das entidades que defendem questões relacionadas ao meio ambiente.

“Já tem um monte de esquerdista enviando ofícios de repúdio ao PL do Dia dos CACs para Câmara”, afirmou em uma publicação durante o horário de expediente no Legislativo.

Uma hora mais tarde, em suposto horário de almoço, afirmou: “Fiquei muito triste hoje por ter recebido alguns ofícios de repúdio contra a PL que cria o dia dos CACs”.

Para ser aprovado na Câmara Municipal de Bragança, o projeto tem que ser aprovado nas Comissões e posteriormente em plenário. Não há data para votação.

Fonte: Jornal Em Pauta

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.