Cachorra agredida por tutor é resgatada de situação de maus-tratos no Novo Wenzel, em Rio Claro, SP

Cachorra agredida por tutor é resgatada de situação de maus-tratos no Novo Wenzel, em Rio Claro, SP

Na noite de quarta-feira (14) por volta das 18h30, uma viatura da Patrulha de Proteção Animal da Guarda Civil Municipal compareceu na Rua 9, no Jardim Novo Wenzel, onde havia uma denúncia de que um homem agredia um cão usando um fio.

Os GCMs fizeram contato com o morador, o qual se identificou como tutor do animal e autorizou a entrada dos Guardas para verificar a situação. Os GCMs encontraram uma cachorra de 2 anos idade, sem raça definida, pelagem preta e branca, que atende pelo nome de Pandora, a qual, embora apresentando o peso aparentemente normal, tinha algumas lesões.

Diante do fato, foi acionado o apoio do Departamento de Proteção Animal (DPA), onde uma equipe com o Médico Veterinário do Município compareceu no local e examinou as lesões, constatando a situação de maus-tratos.

Também compareceu na residência uma equipe de Perícia, que fotografou o ambiente, que se encontrava muito sujo, com fezes e barro se misturando. A cachorra estava sem comida e a água da vasilha estava extremamente suja.

O tutor da cachorra foi conduzido ao Plantão Policial, onde a autoridade registrou o boletim de ocorrência, conforme a Lei 9.605/98 – Meio Ambiente – Praticar ato de abuso a animais (Art.32). Os Guardas registraram o Auto de Apreensão e autuaram o tutor por manter animal em local anti-higiênico, conforme Lei Municipal nº 5291/2019, sob pena de pagar uma multa de 310 UFMRC, além de responder ao inquérito policial pela situação de maus-tratos.

Fonte: Jornal Cidade

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.