Cachorra com câncer precisa de ajuda para tratamento em Campinas, SP

Cachorra com câncer precisa de ajuda para tratamento em Campinas, SP

Por Raquel Valli

Uma cachorra que foi resgatada de maus-tratos há cerca de 3 anos em Campinas está com câncer nas mamas e no pulmão. O tumor se espalhou pelo corpo (processo cujo nome científico é metástase). Mesmo assim, quase sem chances de cura, precisa operar porque um dos tumores, na barriga, está maior do que uma bola de tênis, pensando, e comprometendo a qualidade de vida do animal.

A operação será nesta quinta-feira (12) na clínica Animal Palace, onde Samantha está internada. “Estamos pensando no bem estar dela. O tumor que será retirado está prestes a ulcerar (abrir). E, caso ulcere, pode causar infecções e miase (bicheira)”, afirma o cirurgião-veterinário Diego Moraes Saes.

O médio explica que para evitar esse tipo de tumor o melhor é a castração eletiva (em que são retirados os ovários e o útero). Com a retirada desses órgãos não há a produção de hormônios que geram esse tipo de câncer. “O ideal é castrar antes do primeiro cio, a partir dos 5 meses de idade (animal)”, ensina.

SP Campinas cachorra cancer tratamento2

“Samantha tem cerca de 8 anos. Já é idosa, e merece ter um final de vida digno”, pontua a protetora Marynes Silva, que resgatou a cachorrinha e mais 15 cães, passando fome.

A paciente não tem muito tempo de vida. Marynes, que é enfermeira, estima que restem a dog cerca de 3 meses. “Mas, enquanto ela viver, faremos todo o possível que estiver a nosso alcance”, pontua.

Na cirurgia não será possível retirar toda a cadeia mamária de Samantha, como seria ideal. É que o atual quadro de saúde dela não o permite.

Caso ela responda bem à anestesia, o cirurgião irá avaliar se será possível retirar um outro nódulo que a cachorrinha tem nas mamas. No pulmão, não há como mexer pelo risco extremamente alto que ela correria.

SP Campinas cachorra cancer tratamento3

Samantha está internada desde segunda-feira (9), e, por enquanto, não há estimativa de quando terá alta. Precisa de ajuda para o tratamento. Quem quiser ajudá-la deve entrar em contato diretamente com a Animal Palace pelo (19) 33052082, ou, se preferir ir diretamente à clinica (Rua Carolina Florence, 826 – Vila Nova, Campinas). A unidade de saúde funciona das 9h às 20h. Contatos com Marynes podem ser feitos pelo WhatsApp (19) 992705779.

Fonte: Correio Popular

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.