SP Campinas cachorra cancer tratamento

Cachorra com câncer precisa de ajuda para tratamento em Campinas, SP

Por Raquel Valli

Uma cachorra que foi resgatada de maus-tratos há cerca de 3 anos em Campinas está com câncer nas mamas e no pulmão. O tumor se espalhou pelo corpo (processo cujo nome científico é metástase). Mesmo assim, quase sem chances de cura, precisa operar porque um dos tumores, na barriga, está maior do que uma bola de tênis, pensando, e comprometendo a qualidade de vida do animal.

A operação será nesta quinta-feira (12) na clínica Animal Palace, onde Samantha está internada. “Estamos pensando no bem estar dela. O tumor que será retirado está prestes a ulcerar (abrir). E, caso ulcere, pode causar infecções e miase (bicheira)”, afirma o cirurgião-veterinário Diego Moraes Saes.

O médio explica que para evitar esse tipo de tumor o melhor é a castração eletiva (em que são retirados os ovários e o útero). Com a retirada desses órgãos não há a produção de hormônios que geram esse tipo de câncer. “O ideal é castrar antes do primeiro cio, a partir dos 5 meses de idade (animal)”, ensina.

SP Campinas cachorra cancer tratamento2

“Samantha tem cerca de 8 anos. Já é idosa, e merece ter um final de vida digno”, pontua a protetora Marynes Silva, que resgatou a cachorrinha e mais 15 cães, passando fome.

A paciente não tem muito tempo de vida. Marynes, que é enfermeira, estima que restem a dog cerca de 3 meses. “Mas, enquanto ela viver, faremos todo o possível que estiver a nosso alcance”, pontua.

Na cirurgia não será possível retirar toda a cadeia mamária de Samantha, como seria ideal. É que o atual quadro de saúde dela não o permite.

Caso ela responda bem à anestesia, o cirurgião irá avaliar se será possível retirar um outro nódulo que a cachorrinha tem nas mamas. No pulmão, não há como mexer pelo risco extremamente alto que ela correria.

SP Campinas cachorra cancer tratamento3

Samantha está internada desde segunda-feira (9), e, por enquanto, não há estimativa de quando terá alta. Precisa de ajuda para o tratamento. Quem quiser ajudá-la deve entrar em contato diretamente com a Animal Palace pelo (19) 33052082, ou, se preferir ir diretamente à clinica (Rua Carolina Florence, 826 – Vila Nova, Campinas). A unidade de saúde funciona das 9h às 20h. Contatos com Marynes podem ser feitos pelo WhatsApp (19) 992705779.

Fonte: Correio Popular

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.