Cachorro agredido por tutores em Guaíra, SP, é resgatado, mas corre risco de morrer, diz veterinária

Cachorro agredido por tutores em Guaíra, SP, é resgatado, mas corre risco de morrer, diz veterinária
Cachorro agredido por tutores em Guaíra, SP, foi resgatado na tarde desta segunda-feira (21) — Foto: Divulgação

O cachorro que foi agredido pelos próprios tutores na manhã desta segunda-feira (21) em um posto de combustível em Guaíra (SP), foi resgatado do sítio da família e está sob os cuidados da prefeitura em um local que é mantido em sigilo.

Segundo a veterinária Marina Vicente Tristão, chefe do Departamento de Zoonoses e Bem-Estar Animal da Prefeitura, em análise clínica, foi possível observar que o animal tem fraturas na mandíbula e edema nos olhos. O estado de saúde dele é grave e ele corre risco de morrer.

“[Corre risco de morrer] porque a gente ainda não tem o raio-x da parte torácica. Mas se houve alguma fratura de costela, pode ter cometido o pulmão, porque ele estava bem ofegante na hora, então ele corre o risco de morrer, sim”.

O delegado Evandro Abrão Nacle, responsável pelo caso, informou que os tutores Valmir e Vander Armani devem responder por crime de maus tratos, com pena de cinco anos de reclusão. Nesta fase, segundo o delegado, o delito é inafiançável.

“Eles contaram que o cachorro estava tentando agredir as pessoas, o que a gente não vê no vídeo, e o animal já tinha mordido um outro animal da família, o que também não ficou comprovado. Não justifica a conduta dos dois”.

Eles estão presos à disposição da Justiça na Cadeia Pública de Colina (SP).

O crime

Em um vídeo filmado por testemunhas, é possível ver Vander chutando o cachorro, pelo menos, cinco vezes para depois Valmir dar uma paulada na cabeça do animal, que chegou a desmaiar e ainda foi arrastado por Vander por alguns metros.

Os tutores do cachorro são pai e filho e proprietários de um comércio de pneus que fica ao lado do posto onde aconteceram as agressões, no centro da cidade.

À polícia, eles disseram que o cachorro teria brigado com um outro animal da família e, por isso, teria sido castigado. A defesa deles informou que eles não vão se manifestar sobre o assunto.

Cachorro é agredido por donos em Guaíra, SP — Foto: Reprodução
Cachorro é agredido por tutores em Guaíra, SP — Foto: Reprodução

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.