Cachorro arrastado em rua de conjunto em Manaus (AM) é resgatado por ativista; veja vídeo

Cachorro arrastado em rua de conjunto em Manaus (AM) é resgatado por ativista; veja vídeo

Um cachorro estava sofrendo maus-tratos, no conjunto Mundo Novo, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, no dia 26 de março e tinha sido retirado a força, próximo de uma casa e jogado no meio da rua, por agressores que o arrastou pelo asfalto, como mostra o vídeo divulgado na internet.

A denúncia chegou até o veterinário Amauri Gomes, de 29 anos, que é defensor dos direitos dos animais em Manaus, por conta própria sem vínculo com governo, que foi até o local para fazer o resgate do animal.

“Imediatamente fui até o local averiguar e tentar salvar o animal, chegando ao local me deparei com uma cena lastimável de um animal totalmente machucado e agredido”, disse Amauri que também é engenheiro elétrico e empresário.

Amauri disse que no dia seguinte, após resgatar o animal, o levou para a clínica veterinária ‘SOS Pets’ na qual é o proprietário do estabelecimento e fez todo o tratamento intensivo para restabelecer a saúde do cachorro.

“O animal ficou em tratamento com a minha equipe de resgate e após três meses de tratamento o animal estará totalmente recuperado e disponível para adoção”, comentou.

No dia seguinte, o veterinário levou o caso para a Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), onde os responsáveis pelas agressões vão responder pelo crime, através dos processos de lei 9.605/98 ART 32, de maus tratos a animais. Amauri disse que em 2020 também conseguiu prender outros agressores pelo mesmo crime.

“No ano passado conseguimos deflagrar a primeira prisão por maus-tratos no Estado do Amazonas, onde um gatinho foi vítima de maus-tratos por um homem, também no conjunto Mundo Novo, zona norte”, disse.

Amauri conta que não existem políticas públicas que possam defender animais em situação de vulnerabilidade, então resolveu ceder tempo para levar justiça e igualdade para os animais vítimas de maus-tratos em Manaus, no qual começou esse trabalho solidário desde o ano 2009.

“Comecei esse trabalho de resgate de animais em 2009 quando vi a necessidade de termos, na nossa cidade, uma voz de ativismo que não tivesse medo e que pudesse combater os maus-tratos e o abandono de animais”, finalizou o veterinário e empresário.

Hoje em dia o cachorro está recuperado e recebeu o nome de Joaquim e está pronto para adoção, onde deve receber um novo lar. Assista:

(Vídeo/Produção: [email protected])

Por André Meirelles

Fonte: D24AM

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.