Cachorro-do-mato é internado em hospital veterinário após sofrer queimaduras no interior de SP

Cachorro-do-mato é internado em hospital veterinário após sofrer queimaduras no interior de SP
Cachorro-do-mato recebe soro e medicamentos na internação em hospital veterinário — Foto: Hospital Veterinário Araújo/Divulgação

Um cachorro-do-mato precisou ser internado em um hospital veterinário após ser resgatado com queimaduras em uma mata próxima à área urbana de Jaú (SP).

A suspeita é de que o animal, também conhecido como cachorro-vinagre (Speothos venaticus), tenha sido atingido pelas chamas de uma queimada, situação que tem se tornado comum nesta época do ano com falta de chuvas e vegetação seca.

Segundo a Prefeitura de Jaú, agentes da Secretaria de Proteção e Direito dos Animais (SPDA) foram acionados por moradores para resgatar o animal, encontrado nesta quinta-feira (18) nas proximidades da região rural conhecida como Venda Seca.

Cachorro-do-mato foi resgatado em região rural de Jaú com várias queiamduras — Foto: Prefeitura de Jaú/Divulgação
Cachorro-do-mato foi resgatado em região rural de Jaú com várias queimaduras — Foto: Prefeitura de Jaú/Divulgação

Como o cachorro-do-mato estava muito ferido e a SPDA só tem atribuição para cuidar de animais domésticos, ele foi encaminhado para internação em um hospital veterinário da cidade habilitado para atendimento a animais silvestres.

Segundo o veterinário Vinícius Camargo Fração, o estado de saúde do animal ainda é considerado grave nesta sexta-feira (19), pois ele apresenta 50% do corpo queimado, com queimaduras de 3º grau em alguns pontos. Na internação, as feridas foram limpas e o bicho recebeu analgésicos e soro.

A prefeitura destacou ainda que a situação das queimadas nesta época do ano piora com o hábito de alguns moradores que colocam fogo em quintais e terrenos. Com isso, as chamas se alastram até atingirem matas nas proximidades da cidade, colocando em risco várias espécies silvestres.

Cachorro-do-mato teve 50% do corpo queimado, em alguns locais com queimaduras de 3º grau — Foto: Hospital Veterinário Araújo/Divulgação
Cachorro-do-mato teve 50% do corpo queimado, em alguns locais com queimaduras de 3º grau — Foto: Hospital Veterinário Araújo/Divulgação

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.