Cachorro é jogado na rua pela tutora e corre atrás do carro em desespero, em Ubatuba, SP

Cachorro é jogado na rua pela tutora e corre atrás do carro em desespero, em Ubatuba, SP

Uma cena de pura crueldade chocou os moradores do bairro Perequê-Açu, em Ubatuba, no último sábado (6). Uma mulher abandonou um cachorro de grande porte na rua Rubi, após arrastá-lo com violência do banco de trás do seu carro e jogá-lo na calçada. As imagens do abandono, que viralizaram nas redes sociais, mostram o animal correndo atrás do veículo em uma tentativa desesperada de acompanhar seus antigos tutores.

A ONG de proteção animal Alma Vira-Lata se manifestou sobre o ocorrido, lamentando o episódio e destacando a importância de identificar e responsabilizar os autores do crime. Infelizmente, casos como este são comuns na região, por isso, a população deve denunciar e se mobilizar para combater a crueldade contra os animais.

Apesar da tristeza causada pela cena do abandono, houve um final feliz para o animal. Um dia após o ocorrido, ele foi resgatado e adotado definitivamente. Ainda assim, é importante lembrar que o abandono de animais é um problema crescente no Brasil, com cerca de 170 mil animais abandonados todos os anos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária. Em São Paulo, por exemplo, foram registrados mais de 5 mil casos de abandono de animais apenas em 2020, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado.

É preciso conscientizar a população sobre a importância da guarda responsável e da denúncia de casos de maus-tratos e abandono de animais. Além disso, é importante destacar que o abandono de animais é considerado crime no Brasil desde 1998 e pode acarretar em multas e detenção de até um ano.

Por Amanda Oliver

Fonte: Olhar Animal

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.