Cachorro é morto por envenenamento no bairro Funcionários, em Itabirito, MG

Cachorro é morto por envenenamento no bairro Funcionários, em Itabirito, MG
O cãozinho "Joca" quando estava vivo - Foto: Reprodução

O cãozinho Joaquim, conhecido como Joca, foi covardemente envenenado e acabou morrendo. Ele era um cachorro comunitário do bairro Funcionários e segundo Elizany Oliveira (51 anos), uma das cuidadoras, o animal era muito dócil e nunca tinha feito mal a ninguém. O fato aconteceu no último domingo (21/5).

No dia do crime, Joaquim não estava nas redondezas da casa de Elizany. A cuidadora recebeu uma ligação de uma moradora da rua de baixo pedindo pra ela ir até sua casa pois o cachorro estava tossindo sangue e urinando muito. Quando Elizany chegou, já não tinha muito o que fazer.

Elizany conta que Joaquim chegou no bairro em meados de novembro do ano passado e ela e sua vizinha começaram a cuidar do cãozinho. Não se sabe a idade do cão, mas acredita-se que na época que ele chegou deveria ter um pouco mais de quatro meses.

A rua já tinha outros dois cachorros comunitários, a Lilica e o Grandão, que eram muito conhecidos no bairro e acabaram enturmando com o Joca.

Antes do envenenamento, no dia 31 de março, uma das cuidadoras relatou à Elizany sobre um corte que apareceu no cãozinho. Segundo ela, o corte é muito bem feito e acredita que foi feito por um canivete ou estilete.

Elizany tem seis cachorros em sua casa e faz um apelo como protetora dos animais. “A gente acaba arcando não só financeiramente como psicologicamente com a irresponsabilidade dos outros seres humanos que não castram seus animais, que não cuidam dos seus animais”, desabafou.

Envenenar animais é crime!

Elizany e os outros moradores do bairro têm suspeitas de quem pode está por trás dessa barbaridade, porém preferem não citar nome. Segundo ela, o boletim de ocorrência já foi feito.

Além da compra e venda de chumbinho ser crime, o responsável por envenenamento de animais pode ser enquadrado nas leis 3688/41, art. 64 e 9605/98, art. 32, de crimes de Crueldade Contra Animais. Nesse caso, há previsão de prisão.

Em Itabirito, o Centro de Controle Animal (CAA), da Prefeitura, presta socorro a animais feridos ou abandonados. O contato pode ser feito pelo telefone (31) 9 7554-1142.

Por Gabriel Borges

Fonte: Radar Geral

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.