Cachorro é resgatado pela polícia após passar cinco dias abandonado em loja e bebendo água de ar-condicionado

Cachorro é resgatado pela polícia após passar cinco dias abandonado em loja e bebendo água de ar-condicionado
Cachorro da raça yorkshire estava sem comida e água dentro de loja no Recife — Foto: Thiago Carvalho/WhatsApp

Um cachorro foi resgatado por policiais da Delegacia de Boa Viagem, nesta sexta (18), após passar cinco dias abandonado dentro de uma loja em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, bebendo água do ar-condicionado do estabelecimento. O animal, da raça Yorkshire, estava preso no local, sem assistência, desde segunda (14).

A loja onde o cachorro foi resgatado oferece serviços de conserto de celulares. De acordo com a delegada Beatriz Leite, titular da Delegacia Seccional de Boa Viagem, o caso é investigado pela Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma). Ainda segundo a Polícia Civil, o tutor vai responder por maus-tratos.

“O dono tem o costume de deixar o cachorro na loja, mas ela estava fechada desde a segunda-feira e o animal estava sem se alimentar. Trouxemos um chaveiro para abrir a porta. Pelo que parece, o cão estava sem comida e tomando a água que caía do ar-condicionado”, afirma a delegada.

O caso foi denunciado pela estudante Natália Tavares, presidente do projeto Mais Amor aos Animais. Ela trabalha em um empresarial ao lado da galeria onde o cachorro estava e foi avisada do ocorrido por um funcionário do local. Segundo ela, não é a primeira vez que o cão é deixado na loja.

Chaveiro foi levado à loja onde cachorro estava preso no Recife para abrir a porta — Foto: Thiago Carvalho/WhatsApp
Chaveiro foi levado à loja onde cachorro estava preso no Recife para abrir a porta — Foto: Thiago Carvalho/WhatsApp

“O dono tem o costume de deixar o cachorro no local, isso aconteceu há 15 dias também. Fui a primeira a pegar o cachorro quando o chaveiro abriu a porta. Ele estava rouco de tanto latir, debilitado, todo molhado e bem cansado. Não queria nem beber a água que dávamos por baixo da porta. É revoltante”, diz.

Ainda segundo Natália, tanto o Depoma quanto a Companhia de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), da Polícia Militar, negaram-se a atender a ocorrência. “Me disseram para falar com a Vigilância Sanitária, que disse que não era uma situação emergencial. Falei com o deputado Romero Albuquerque (PP), que articulou com a polícia o resgate”, afirma.

De acordo com a delegada, o irmão do dono da loja foi ao local e disse que se responsabilizaria pelo animal. “Ele vai levar o cachorro para a família e se responsabilizar por ele formalmente. O Depoma vai pegar testemunhas, entrar em contato com o dono e investigar o caso”, conta Beatriz Leite.

Cachorro estava preso em loja há cinco dias no Recife — Foto: Thiago Carvalho/WhatsApp
Cachorro estava preso em loja há cinco dias no Recife — Foto: Thiago Carvalho/WhatsApp

Apesar disso, Natália disse que tentaria impedir que o cachorro fosse levado para o tutor. “Dar à família é devolver ao agressor. Vou fazer de tudo para tentar rever isso. É um bicho indefeso, tem tanta gente fazendo mal e tão poucas fazendo o bem. Se devolver o cachorro vai acontecer a mesma coisa ou pior. Vou lutar para que isso não aconteça, para dar voz a esse indefeso”, declara.

Segundo Romero Albuquerque, os órgãos que não acataram a denúncia também podem ser responsabilizados. “A população está tendo dificuldade em acionar a Polícia Militar para casos de maus-tratos a animais. Mas crime é crime. E, quando um agente público não cumpre a legislação, ele está prevaricando (cometendo um crime)”, diz o deputado.

Questionada sobre o contato e negativa de resgate, a Polícia Militar enviou nota em que “esclarece que para atuar nesse tipo de resgate, a população deve entrar em contato com a prefeitura, que dispões de equipe específica e viaturas adequadas para esse tipo de procedimento”.

Por Pedro Alves, G1 PE

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: A nota da Polícia Militar é vergonhosa. Maus-tratos são crime previsto em lei e crimes devem ser tratados, sim, pela Polícia. Vale uma denúncia e investigação sobre prevaricação.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.