Cachorro ensanguentado e acorrentado é resgatado de casa em Itajaí, SC

Um cachorro foi resgatado na terça-feira (31) de uma casa em Cabeçudas, Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina. O animal, da raça border collie, estava amarrado a uma corrente curta, além de muito machucado.
Um morador próximo foi quem fez a denúncia à GMI (Guarda Municipal de Itajaí). O cão estava próximo ao portão, preso à corrente, que estava enrolada nos galhos de uma árvore. Segundo a GMI, o animal estava com dificuldade para respirar e com pouca mobilidade, além de estar sendo atacado por outro cão da mesma raça. Os guardas notaram muito sangue tanto na pelagem dos animais quanto no chão.
Os guardas afirmaram não terem conseguido encontrar o tutor dos animais, que, a princípio, não estava em casa. Devido à situação de ambos os animais, a guarnição entrou na casa e conseguiu retirar a correte que prendia o primeiro cão, retirando o animal ferido do pátio.
Os guardas ofereceram água ao animal, que não tinha acesso à bebida enquanto estava preso. Uma lei de 2010 proíbe manter animais presos com correntes ou similares de forma permanente, ou com habitualidade.
O INIS (Instituto Itajaí Sustentável) foi acionado e encaminhou o animal para a UAPA (Unidade de Acolhimento Provisório de Animais), onde deve receber tratamento e cuidados iniciais.
Maus-tratos
Uma resolução do CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) considera maus-tratos toda privação do animal de devida movimentação e acesso à água. Além disso, a prática constitui ilícito penal, conforme lei de 1998.
O proprietário da casa não foi localizado, nem identificado. Ele, contudo, foi notificado para onde seria levado o animal. Ainda foi realizado Boletim de Ocorrência junto à Autoridade Policial para ciência dos fatos e tomada das devidas medidas.
Fonte: ND+