Cachorro que escapou de incêndio é espancado em Eunápolis, BA

Cachorro que escapou de incêndio é espancado em Eunápolis, BA

Um cachorro foi agredido no bairro Santa Lúcia, em Eunápolis, na tarde desta quinta-feira (24), depois de escapar de um incêndio ocorrido na casa em que estava. Houve uma explosão no local e o animal, que fazia a guarda do terreno, fugiu assustado. Ao chegar à rua, acabou se envolvendo em uma briga com outro cão da vizinhança.

Na tentativa de separar os animais, populares espancaram o cachorro que havia fugido do incêndio com pauladas e tijoladas. Segundo testemunhas, uma das pessoas que participaram do espancamento era o tutor do outro cachorro envolvido na briga.

O animal ficou gravemente ferido, com muitas lesões na cabeça, principalmente na boca e no nariz. Sangrando muito, ele foi acudido por integrantes da Associação Cães e Gatos, que atua na causa animal, e levado para uma clínica veterinária.

Animal foi acudido por integrantes da Associação Cães e Gatos.

Segundo Avanildo Alexandre de Sousa, que faz parte da associação, o animal sofreu traumatismo e também fratura no maxilar. “Ele ficará internado na clínica por mais alguns dias, mas não corre risco de morte”, disse Avanildo, acrescentando que o dono do outro cachorro envolvido na briga se responsabilizou em pagar os custos iniciais do tratamento.

Maus-tratos é crime

Maus-tratos contra animais é crime e, desde o ano passado, a legislação está mais severa, prevendo cadeia para o agressor. No mês passado, uma idosa foi presa em flagrante, em Eunápolis, acusada de mandar matar seu próprio cachorro a pauladas. Ela foi presa com base na Lei nº 14.064/2020, conhecida como Lei Sansão, que alterou a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605). A nova lei aumentou as penas mínima e máxima, que passaram a ser de dois e cinco anos de reclusão, respectivamente, e tornou o crime inafiançável

Fonte: Portal Gongogi

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.