Cachorro que perdeu pata após ataque do pai à ninhada ganha prótese 3D

Cachorro que perdeu pata após ataque do pai à ninhada ganha prótese 3D
Zeus recebeu prótese e se adapta a caminhada (Foto: Reprodução/TV Tribuna)

Um cachorro encontrado sem uma pata e com apenas um dedo em outra pata recebeu uma prótese 3D para tentar ter uma vida normal em Santos, no litoral de São Paulo. Zeus foi atacado pelo próprio pai quando estava junto ao resto da ninhada e foi o único sobrevivente.

O ataque do pai de Zeus aconteceu há mais de três anos, em São Paulo. Ele matou todos os outros filhotes. “Apenas o Zeus sobreviveu, mas acabou perdendo uma patinha e os dedos da outra pata traseira. Por conta desta deficiência, ele recebeu o carinho de muita gente e chegou ao nosso grupo há cerca de três anos”, conta a psicóloga Christiane Kimura, que acolheu o animal após o abandono.

Por conta da deficiência de Zeus, Christiane acabou recebendo apoio de um grupo especializado de Santos em recuperar animais com este tipo de problema. “Nós buscamos uma prótese que não existe no Brasil, apenas nos Estados Unidos, mas o custo é muito alto. Resolvemos, então, apelar para a 3D”, completou.

Zeus tem passado por fisioterapia em uma esteira na água (Foto: Reprodução/TV Tribuna)

Zeus, então, recebeu uma prótese feita no mesmo procedimento em que uma gansa recebeu um bico. “A partir das tomografias, a gente utilizou um programa de computador gratuito para modelar uma prótese e tentar adaptar para que ele utilize”, explicou o responsável pela prótese, Paulo Miamoto.

Agora, segundo o veterinário Roberto Vecchio, Zeus passará por um período de adaptação já que não sabe utilizar a perna que não possuía pata. “A gente tem tentado resgatar e oferecer uma qualidade de vida melhor. Aplicamos tecnologia em prol do resgate do animal. Conseguimos inseri-lo nesse contexto para restabelecer a caminhada”, falou.

Cachorro foi atacado por pai em ninhada (Foto: Reprodução/TV Tribuna)

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: Tecnologia colocada a serviço dos animais. Não importa quem causou o dano, se um humano, outro animal ou algum desastre natural. Importa é que o animal foi assistido e terá uma vida melhor.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *