Cachorro tem rabo mutilado por linha com cerol ao brincar com pipa em Florianópolis, SC

Cachorro tem rabo mutilado por linha com cerol ao brincar com pipa em Florianópolis, SC
Cachorro teve rapo decepado por linha de pipa com cerol em Florianópolis. — Foto: Dibea/Divulgação

Um cachorro teve o rabo mutilado por uma linha de pipa com cerol em Florianópolis na tarde de segunda-feira (1º). Ele chegou a ser socorrido, mas precisou ter a cauda amputada por causa do ferimento.

Vídeo: Linha de pipa com cerol deixa cachorro ferido em Florianópolis.

A pipa caiu no terreno onde o animal vive com a família tutora na comunidade do Quilombo, na região central da cidade. O cachorro foi brincar com a pipa, mas acabou se enrolando na linha e se machucou.

Ele foi atendido pelos veterinários da Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea), mas a equipe precisou amputar o rabo. Segundo os veterinários, havia cerol na linha de pipa. Nenhum suspeito foi identificado.

Em julho do ano passado uma mulher de 34 anos morreu na BR-282 em São José, na Grande Florianópolis, quando conduzia uma motocicleta e foi atingida no pescoço por uma linha de pipa com cerol. Na época, a polícia chegou a intensificar fiscalizações para evitar outros acidentes como o que vitimou a motociclista.

Desde 2001 a lei estadual 11.698 proíbe a utilização de instrumentos cortantes em linhas de pipa e estabelece multa. Mas mesmo com algumas fiscalizações, em poucos casos os infratores são identificados e punidos. 

Fiscalizações

Para tentar evitar que situações graves com cerol se repitam, a Guarda Municipal tem feito fiscalizações. Só nos últimos 30 dias foram 29 ocorrências em que o uso de cerol foi denunciado. Em alguns casos, quando os agentes chegaram, as pessoas já tinham fugido; em outros, materiais foram apreendidos, mas não houve aplicação de multas.

No último fim de semana, no bairro Costeira do Pirajubaé, a guarda flagrou 100 pessoas soltando pipa e em pelo menos seis que os guardas apreenderam tinha a presença de cerol. Segundo a Guarda Municipal, multas não foram aplicadas, pois as pipas eram de menores.

Quem flagrar alguém usando cerol ou linha com cortantes deve denunciar para a Guarda Municipal pelo 153, para a Polícia Militar no 190 ou para a Policia Rodoviária Federal pelo 191 quando for próximo a rodovias federais.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.