Cachorros apreendidos por populares em Jacobina do Piauí (PI) foram resgatados e estão recebendo cuidados

Cachorros apreendidos por populares em Jacobina do Piauí (PI) foram resgatados e estão recebendo cuidados

Após a divulgação de vídeos nas redes sociais, que mostram cachorros sendo capturados e maltratados na cidade de Jacobina do Piauí, e a repercussão negativa gerada, o prefeito municipal Gederlânio Oliveira, o GD, divulgou uma nota de esclarecimento a respeito do ocorrido.

Segundo o gestor, não houve participação da prefeitura no ocorrido e também nenhum tipo de autorização por parte do município, para que a apreensão dos animais fosse realizada.

“Desde que assumimos o município temos empreendido esforços nas mais diversas áreas de atuação, em especial, na garantia da proteção dos animais e de um meio ambiente sustentável para todos. Pelo teor das imagens divulgadas hoje percebe-se claramente que não há nenhum agente do município envolvido em tais atos, não partindo deste gestor quaisquer atos formais que autorizassem o recolhimento destes cães, pois não há no município abrigo adequado para estes animais” diz um trecho da nota.

Veja a nota :

 

Já nesta quarta-feira (22), a prefeitura informou que após o ocorrido os animais foram adequadamente resgatados e levados para um abrigo provisório, onde estão sendo acompanhados por um veterinário e recebendo alimentação e cuidados necessários.

 

“Nossa gestão tem adotado diversas ações e estamos tomando todas as providências necessárias, inclusive, hoje acompanhado da Polícia Militar e de um veterinário visitamos o local provisório que colocamos os animais. Nossa administração está preparando um local adequado e o veterinário está fazendo uma análise clínica da real situação de todos os cachorros e todos serão bem cuidados. É importante ressaltar também que após todos os trâmites legais, os cachorros ficarão à disposição para adoção” disse o gestor em comunicado.

Em um vídeo divulgado pela gestão, o médico veterinário Dr. Januário Dias da Silva Junior, que está acompanhando os animais, disse que os mesmos foram examinados e estão em bom estado. “Os animais foram examinados e encontram-se clinicamente em bom estado, outros em ótimo estado. Alguns com escoriações antigas e dois animais com miíase antiga. Aqui eles foram tratados com os devidos cuidados, com antibioticoterapia e todo atendimento. Eles tem água, ração e sombra a vontade” disse.

O veterinário disse que caso os donos não apareçam, os animais serão disponibilizados para adoção. “Estamos aguardando em 24 horas os possíveis donos dos animais virem fazer a reclamação dos mesmos. Caso não apareçam, os animais serão colocados a doação, inclusive, já temos manifestações nesse sentido. Ressalto que os animais estão em perfeito, estado, nenhum tipo de escoriação ou ferimento visível que foi feito na captura desses animais” falou.

Por Josely Carvalho

Fonte: Cidades na Net

Cães são capturados e agredidos a pauladas e chutes em Jacobina do Piauí, PI; vídeo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.