Cachorros maltratados: fiscalização realiza prisões em São Leopoldo, RS

Cachorros maltratados: fiscalização realiza prisões em São Leopoldo, RS
Cachorros estavam com muitos carrapatos, tendo um deles uma lesão extensa no pescoço. Fotos PMSL/Divulgação

A Secretaria Municipal de Proteção Animal (Sempa) de São Leopoldo, em parceria com a Polícia Civil, realizou uma operação contra maus-tratos a cães, nesta sexta-feira (3).

Ao chegarem na residência denunciada, no bairro São João Batista, os servidores identificaram a presença de três cães, todas fêmeas, que estavam em situação de maus-tratos, com muitos carrapatos, tendo uma delas uma lesão extensa no pescoço.

O homem residente no local foi preso em flagrante pelo crime de maus-tratos, levado à 2ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo e está à disposição do sistema prisional.

Já os cães foram levados ao Canil Municipal, onde passam por tratamento e estão em observação.

Feitoria

Já nesta quinta-feira (2), a Sempa, em parceria com o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) Ipson Pavani e com a Polícia Civil, realizou a Patrulha Canina, operação que ocorre semanalmente para fiscalizar se há situações de maus-tratos a animais em São Leopoldo.

Desta vez, atendendo a uma denúncia registrada na 2ª Delegacia da Polícia Civil, a operação fiscalizou a situação de uma suspeita de maus-tratos a cães na casa de uma mulher no bairro Feitoria.

No local, os agentes verificaram que haviam dez cachorros, sendo quatro filhotes em situação de maus-tratos, sem água e ração e infestados de pulgas e carrapatos, além de não estarem castrados. A mulher residente na casa foi presa.

O secretário da Sempa, Walter Verbist, disse que as denúncias sobre a tutora já eram reincidentes. “Percebemos que já havíamos atendido a duas ocorrências naquele local. Nas outras ocasiões, a situação não estava tão insalubre e a tutora foi orientada a melhorar as condições. Desta vez, por conta da reincidência e dos riscos oferecidos aos cães, ela foi presa em flagrante”, explicou.

Cachorros maltratados: fiscalização realiza prisões em São Leopoldo

O inspetor-chefe do GDA, Emerson dos Anjos, destacou a importância da Patrulha Canina. “Essa é uma operação imprescindível para o serviço ambiental do município. Já resgatamos vários animais que, sem a nossa ação, possivelmente não sobreviveriam. Neste caso, com cães recém nascidos, o risco era ainda maior. A parceria com a Secretaria de Proteção Animal nos propicia esse suporte necessário para atendermos essas demandas de maus-tratos, assim como a 2ª DP, na responsabilização criminal de quem negligencia cuidados aos seus animais”, reforçou.

Dos dez cães, seis foram levados ao Canil Municipal. Os quatro filhotes não podem ficar no abrigo e, por isso, ficarão em lares temporários disponibilizados por voluntários até que possam ser adotados.

Os nomes dos presos nas operações não foram divulgados pelas autoridades policiais.

Fonte: Portal Martin Behrend

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.